terça-feira, 26 de maio de 2009




segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sessão Solene homenageia Internacional em seu Centenário


No próximo dia 5 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores estará realizando Sessão Solene em homenagem ao Sport Club Internacional.
A homenagem foi proposta, através de requerimento, pelo Vereador Marcio Souza e tem como objetivo parabenizar os 100 anos do clube.
A solenidade que inicia às 19h é aberta ao público e contará com a presença de representantes do Clube e do Consulado do Internacional em Gravataí.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projeto de Lei Anti-Violência no Âmbito Escolar é proposto por Marcio Souza

O Vereador Marcio Souza protocolou projeto de lei que dispõe sobre inclusão de política específica anti-violência e discriminação entre iguais no âmbito escolar o anti-bullying. De caráter preventivo, o projeto deverá ser desenvolvido nas escolas públicas ou privadas da cidade, incluindo as pré-escolas e as creches conveniadas de Gravataí.
Em todo o mundo, as preocupações com o fenômeno já são bastante fortes há cerca de trinta anos. No Brasil, o tema tem despertado uma atenção crescente, mas os governos ainda não foram sensibilizados para a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas específicas. No Rio Grande do Sul, algumas cidades já desenvolvem iniciativas importantes de prevenção ao “bullying”, ainda que sem um marco legal definido. O exemplo mais expressivo talvez seja a abordagem anti-bullying que vem sendo desenvolvida pelo município de São Leopoldo, já há alguns anos e Porto Alegre mais recentemente, por iniciativa do vereador Mauro Zacher, ao qual é baseado este projeto de lei. Em alguns estados como São Paulo, há projetos de lei tramitando sobre o tema, mas não se tem notícias de qualquer lei específica que tenha impulsionado política pública sobre o tema em nosso país.
A iniciativa deste projeto de lei possui, além do que se propõe caráter inovador, sendo aprovado, Gravataí será uma das cidades brasileiras a contar com uma legislação anti-bullying o que por certo estimulará muitas outras iniciativas semelhantes. Um exemplo de ação positiva que alicerça comportamentos socialmente desejáveis é o Projeto Cooperando em Rede, criado e desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação de Gravataí, visa o aprendizado cooperativo, primando pelo resgate de valores de convivência reforçando noções de interdependências e cultura da paz. “Acredito plenamente que ações como essas é que garantirão uma sociedade mais segura para nossos filhos e filhas.”, acrescentou Marcio Souza.


O que é o “bullying”
São as práticas de violência, física ou psicológica, intencionais e repetitivas entre pares, contra uma ou mais pessoas, que ocorrem sem motivação evidente, praticada por um individuo ou grupo, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar e/ou humilhar, causando dor e angústia às vítimas, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Por ter significado complexo, não existir tradução em língua portuguesa para “anti-bullying” e para um bom entendimento da sociedade civil, o projeto usa também o termo “anti-violência e discriminação entre iguais”.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nova ação do Vereador Marcio Souza obteve resultado positivo para cidade

Um mês depois de participar de reunião relativa a segurança pública onde representantes da Brigada Militar relataram a dificuldade que a corporação encontrava em reaver as duas viaturas, conseguidas pela comunidade por consulta popular e que foram deslocadas pelo Governo do Estado através de empréstimo para outras cidades, o vereador Marcio Souza teve a grata satisfação de receber a informação de que estas estão sendo devolvidas.
A notícia do retorno das viaturas, uma Ford Ranger 2008, deslocada para Encantado e um Corsa Sedan 2007, que estava emprestada à charqueadas, veio através de agradecimento de representante do Conselho Municipal Pró-segurança Pública. Na ocasião da reunião o Consepro solicitou a ajuda do vereador e Marcio Souza como Presidente da Comissão de Direitos Humanos prontamente enviou, através de oficio encaminhado ao Secretário de Segurança Pública do Estado Sr. Edson de Oliveira Goularte, solicitação de informações e o pronto retorno destas.
O documento expedido em 17/04, a Secretaria de Segurança, teve a assinatura dos demais vereadores da casa e no seu conteúdo justificava os questionamentos oportunos, uma vez que os veículos adquiridos através da mobilização da comunidade gravataiense, quando da realização da Consulta Popular, sendo que a volta destas viaturas para Gravataí, implica na credibilidade do processo democrático popular realizado pelo governo estadual.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sessão Solene, teatro e dança para comemorar os 25 anos do Chaleira Preta


Em homenagem ao aniversário de 25 anos da fundação do Centro Tradicionalista Gaúcho Chaleira Preta, a Câmara de Gravataí realizou, dia 29 de abril, às 19 horas, Sessão Solene na sede do CTG (Rua Armando Divan, 357 – Morada do Vale II).
Após as homenagens feitas pelos parlamentares, o público presente pode conferir uma bela festa. Apresentação da esquete teatral "Mundo Mágico", do grupo Vivências, homenagens e entrega de troféus e certificados a integrantes que construiram esses vinte e cinco anos de história, jantar de confraternização e um belo espetáculo de encerramento com a integração das invernadas do Chaleira Preta.
Os vereadores Marcio Souza e Cau Dias fizeram questão de cumprimentar o Patrão Sr. Eloin que muito tem feito para tranformar esta história de sucesso em realidade.
Parabéns, Chalerianos!

Poesias para libertar a Alma

A Escritora Marlene Rocha visitou na tarde de quinta-feira (30), o vereador Marcio Souza convidando-o para o lançamento do livro “Alma Liberta”, coletânea de poesias dedicado pela autora aos seus netos. Este é seu terceiro livro e o primeiro de poesias, as outras duas publicações, “Colcha de retalhos” e “A água prateada na concha do nhame” tratava-se de crônicas sobre a cultura, o dia-a-dia e os hábitos das famílias e do povo gaúcho.
O evento acontecerá no Café Mercato – Av. Flores da Cunha, 1115 – Cachoeirinha, às 16 horas e será no mesmo dia do aniversário da autora, 9 de maio. O convite e estencivo a todos, amigos e amigas, apreciadores da cultura e da boa literatura e aos interessados em conhecer a obra de Marlene Rocha.