domingo, 12 de julho de 2009

Festas Julinas fazem a alegria da cidade no fim de semana

Muita alegria e espírito de confraternização, foram os objetivos atingidos pelas festas julinas realizadas no final de semana (11/07) nas escolas municipais, foi o que pode conferir Marcio Souza e Sérgio Stasinski, que compareceram em algumas delas e foram simpaticamente acolhidos pela comunidade escolar.

As Escolas João Paulo II, na Morada do Vale I, a Escola Jerônimo Timóteo da Fonseca, na Vila Monte Belo e o CMEI Vila Central, na Vila Central, receberam Marcio e Stasinski, que além de apreciar as apresentações artísticas e as brincadeiras das festas, aproveitaram para conversar com professores, pais e alunos e conferir de perto a atual realidade das escolas de Gravataí.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Projeto de Lei Anti Fumo: Direito a qualidade do ar em ambientes coletivos

Proposto pelo vereador Marcio Souza, o Projeto de Lei N.º 061/09, tem como objetivo estabelecer normas que proíbam o consumo de cigarros ou assemelhados em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, garantindo assim a qualidade do ar nestes locais, protegendo e preservando a saúde dos cidadãos de Gravataí.
Pesquisas recentes confirmam que cerca de 83% da população do País não fuma e a grande maioria da população brasileira (88%) é contrária ao fumo em locais fechados, sendo que 69% são totalmente contra. A rejeição ao fumo é maior em restaurantes (89%) e lanchonetes (86%). Casas noturnas e bares apresentam um pouco mais de tolerância (72% e 71%) respectivamente. Quase a totalidade dos entrevistados (83%) acredita que o fumo em locais fechados causa muitos prejuízos a saúde, mesmo em quem não é fumante. O ar poluído com a queima do cigarro contém em média, cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca dos fumantes, após passar pelo filtro do próprio cigarro e a Organização Mundial de Saúde aponta o tabagismo passivo como a terceira maior causa de morte evitável, somente atrás do próprio tabagismo e do alcoolismo.
Importante lembrar que pessoas que constantemente inalam fumaça de cigarro, correm 24% mais risco de enfartar e tem probabilidade 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, comparadas aquelas que não estão expostas ao fumo. Nesta mesma condição, bebês apresentam risco cinco vezes maior de sofrer morte súbita infantil. Sabemos que o hábito de fumar é herança passada de pais para filhos, onde alguns, inclusive, acabam por declinar ao uso de drogas, como maconha, crack e outras.
O cerco ao tabagismo tem se intensificado em todo o planeta não só o Brasil. No contexto brasileiro, temos os exemplos das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Londrina, que já proíbem o fumo em locais fechados, incluindo praças de alimentação, corredores, escadas, saguões de Shoppings.
- Diante de todos estes fatos não há dúvida que precisamos desenvolver ações objetivas e positivas que garantam a proteção e a prevenção da saúde de nossos cidadãos. Combater o tabagismo e garantir os direitos dos não-fumantes, é uma delas, acrescentou Marcio Souza.

terça-feira, 7 de julho de 2009

30 minutos poderão garantir segurança no âmbito escolar

A antecipação do acolhimento de estudantes antes do início das aulas poderá fazer uma significativa diferença, no que diz respeito à proteção e a segurança de alunos e alunas da rede de ensino da cidade de Gravataí. O Projeto de Lei nº 61/2009, protocolado pelo vereador Marcio Souza propõem que as escolas da cidade, tanto as Municipais, as Estaduais e até mesmo as Particulares, acolham em seu interior os estudantes, 30 minutos antes do início das aulas.
Uma quantidade significativa de alunos hoje depende de transporte coletivo (ônibus, Vans e Kombis escolares) muitos que são trazidos por seus pais e mães, dependem do também horário de trabalho destes, o que obriga seus filhos a estar presentes a escola em um período bem anterior ao do início das aulas, fazendo assim que meninos e meninas fiquem este tempo desprotegidos das ações, muitas vezes, de traficantes e pedófilos que se aproveitam destes espaços para agir. Outra preocupação é em relação ao trânsito de veículos em torno das escolas e da prática de brigas e rixas entre alunos. Atualmente muitas escolas possibilitam o acesso apenas cinco minutos antes do início das aulas o que além de prejudicar a segurança dos alunos, também facilitam que ocorram alguns tipos de tumultos nas cercanias das unidades de ensino. A espera da abertura dos portões acarreta também outro problema, o congestionamento dos passeios públicos, que dificulta o trânsito em ruas e avenidas em torno das escolas.
Por tanto, sendo aprovado, o projeto garantirá além da segurança, da integridade física e moral de nossas crianças e jovens, um fluxo melhor e mais seguro do trânsito em nossa cidade, possibilitando assim mais qualidade de vida que irá beneficiar, não só a alunos, pais e professores, mas sim todos os cidadãos gravataienses.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A beleza da arte transformando realidades

A bela tarde de sexta-feira (3) ficou mais colorida na Morada do Vale I com a abertura da Exposição Pintando Cidadania. Flores, paisagens e motivos infantis, ilustraram quadros com técnicas mistas de pintura com textura em MDF, criados por jovens de idade entre 7 e 16 anos, que participam do projeto Pintando Cidadania promovido pela Rede de Comunidades São José, que trabalha pela inclusão social de crianças e adolescentes da Vila Antônio Carlos Jobim, Morada do ValeI e Águas Claras.
A exposição foi realizada no Centro de Pastoral e Solidariedade, na Rua Antonio Ficagna, 419, na Morada do Vale I. Este projeto visa a inclusão social, desperta a cidadania e a criatividade através da arte, os alunos aprendem a conviver em grupo e além do prazer de criar, 70% da venda dos quadros revertem em renda para as famílias dos jovens.
O Vereador Marcio Souza foi conferir de perto e ficou encantado com os trabalhos dos alunos ao adquirir duas obras, uma de Rita de 9 anos e outra de Carla de 14 anos, acrescentou “os trabalhos são todos muito bonitos, gostaria de ficar com todas as obras, mas preciso deixar para que o restante da comunidade também possam ter o privilégio de possuir em seus lares, uma obra das que estão aqui expostas. São trabalhos muito ricos, em dedicação e beleza e que tem um valor social muito maior do que o material. Quero parabenizar os alunos e especialmente a Professora Inês Bonho Leal por sua dedicação a este trabalho e a estas crianças”, afirmou. Confira abaixo, alguns trabalhos da exposição Pintando Cidadania:







































































Cultivando as tradições religiosas

Marcio Souza e Sérgio Stasinki estiveram prestigiando as festividades da cidade neste final de semana.
A Tradicional Feijoada dos Anjos, no Salão Paroquial da Igreja matriz e o almoço da comunidade São José, no Bairro Bonsucesso, receberam o vereador e o ex-Prefeito, que juntos, fizeram questão parabenizar os festeiros e a comunidade que muito tem feito para cultivar e manter viva as tradições religiosas de Gravataí.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pintando Cidadania

Alunos do projeto Pintando Cidadania, acompanhados do frei Orestes Serra e da artesã Inês Bonho Leal, visitaram o vereador Marcio Souza e o convidaram para a Exposição Pintando Cidadania, uma promoção da Rede de Comunidades São José, que ocorrerá dia 3 e 4 de julho,no Centro de Pastoral e Solidariedade, localizado na rua Antônio Ficagna, nº 419, na Morada do Vale I.
A exposição contará com cerca de 120 obras produzidas no projeto social que envolve, atualmente, 22 crianças e adolescentes da comunidade São Francisco, moradoras do bairro Antônio Carlos Jobim. O evento será realizado na sexta-feira – a partir das 14h - e sábado, com início às 10h e o objetivo principal do projeto é o resgate da cidadania através do belo, da fantasia, da geração de renda para as famílias com a venda dos quadros e do aprendizado de valores como a sociabilidade.
O vereador agradeceu a visita dos jovens e confirmou sua presença e convida a todos, amigos e amigas, para também prestigiar este importante projeto cidadão.