segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Comunidade da Cerro Azul comemora aquisição de Caixa Postal Comunitária

Foi com grande entusiasmo que os moradores do Loteamento Cerro Azul, em Morungava, receberam os representantes dos Correios e Telegrafos, para o ato de inauguração Caixa Postal Comunitária. Resultado da parceria do Gabinete do Vereador Marcio Souza, através de seu representante na região Gelso Möller, e a iniciativa, esforço, trabalho e dedicação do Conselheiro do Orçamento Participativo Sr. Rui Borigo junto aos moradores. A entrega das chaves foi realizada na manhã de sábado, dia 29/08, na Escola Municipal Cerro Azul.
“A aquisição da Caixa Postal Comunitária do Cerro Azul é uma conquista que atende uma reivindicação antiga da comunidade e tem um caráter importante de esforço mútuo. Isso prova o potencial e a força que a sociedade civil organizada, quando bem representadas, consegue concretizar ações que beneficiam o bem-estar comum. O apoio dado por meu gabinete é o mínimo que posso oferecer como vereador a cidadãos e cidadãs, especialmente para esta comunidade que me apoiou”, afirmou Marcio Souza.
A Caixa-Postal Comunitária do Loteamento Cerro Azul vai beneficiar mais de duzentas famílias, que necessitavam se deslocar 3km, até o centro de Morungava, para receber suas correspondências, além disso, a comunidade terá mais segurança na entrega pois será efetuada gratuitamente pela Central de Distribuição dos Correios nas caixas postais dos moradores.
O espaço para a instalação da caixa-postal comunitária foi cedido pela Sra. Maria Sodré em seu estabelecimento comercial, sem nenhum tipo de remuneração ou aluguel e o prédio, que foi construído em forma de mutirão pela comunidade e o gabinete do Vereador, está localizado na rua Roberto de Macedo 60.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

“O Pré-Sal é nosso” - Moção de apoio é proposta na Câmara de Vereadores


O Vereador Marcio Souza propôs moção de apoio ao Projeto de Lei 5584/09, de autoria do Deputado Federal Fernando Marroni (PT-RS), com vistas a distribuição dos royalties do Petróleo entre todos os Municípios Brasileiros.
A Constituição Federal consagra como patrimônio da União as riquezas minerais existentes no subsolo brasileiro. O petróleo e o gás natural são riquezas conhecidas, são patrimônio nacional e consequentemente pertencem ao povo brasileiro. A atual posição brasileira no quadro mundial de produtores de energia fóssil é privilegiada, e tende a crescer com a exploração do pré-sal, o que torna o montante arrecadado, cada vez mais significativo, justificando o apoio ao Projeto de Lei.
“A importância da aprovação deste Projeto de Lei Federal, proporcionará um incremento significativo no Fundo de Participação dos Estados e Municípios, e certamente irá reforçar os caixas das Prefeituras e auxiliar na solução de problemas que afetam brasileiros de norte a sul do Brasil, portanto é justo que este recurso mineral deva ser usufruído por todos os Brasileiros. “Acredito na aprovação desta moção pelos Vereadores, uma vez que estaremos apoiando uma causa nobre na defesa dos interesses do nosso País e da nossa Gravataí”, afirmou Marcio Souza.

Visita a Sociedade Espirita Paz e Luz

Os membros da Sociedade Espirita Paz e Luz, receberam com muito carinho a visita do Vereador Marcio Souza. A Entidade faz um trabalho social muito importante atendendo as familias cadastradas, Buscando sempre o amparo material e espiritual, conforme a necessidade de cada . Dispõe ainda de uma biblioteca para incentivar a leitura na comunidade local. O Vereador Marcio Souza solidarizou-se com os projetos da Sociedade Espirita Paz e Luz, e pôs a disposição a assessoria comunitária do seu gabinete para orientar e auxiliar na alteração do estatuto, para que a entidade possa buscar recursos na manutenção e ampliação dos seus projetos sociais, bem como a assessoria juridica para orientar nos tramites legais e apoio a comunidade.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Programa da Mamma é Santo de Casa Fazendo Milagre!

Teatro, música, dança, entretenimento e muito humor marcaram a cena cultural da cidade, na noite de domingo (16). A Cia de Atores Independentes apresentou no Teatro do Sesc, mais uma edição do Programa da Mamma que, abordando o tema anos 80, arrancou muita gargalhada do público, ao relembrar a moda, os costumes, e os rits musicais da época.

Mamma Gioconda Raviolle, personagem vivida pelo ator Paulo Adriane, mergulhou totalmente no clima dos oitenta, apresentando cada bloco do programa com um figurino mais impecável que o outro. “Dançarina do Flasch Dance”, “Indiana Jones” e “Penelope Charmosa”, compõem o guarda-roupa da apresentadora do programa e as caracterizações arrancaram muitas risadas do público. No hilário quadro “Ensaiando com a Mamma”, Gioconda Raviolle e seu ajudante de palco Capacho, contaram com a atuação de Glau Barros, Guilherme Ferrêra, Vitor Santantônio e do ator convidado Léo Machado, premiado no sábado(15), pelo Festival de Cinema de Gramado com o Kikito de melhor ator Nacional.

No ritmo de Cassino do Chacrinha, Mamma Gioconda terminou mais uma edição de seu programa com “chave de ouro”, brindando o público com coreografias dos Menudos, Gretchen, Sidnei Magal e Balão Mágico.
O Vereador Marcio Souza fez questão de prestigiar o trabalho do amigo Paulo Adriane e dos talentosos artistas gravataienses e, divertindo-se muito, pode conferiu a importante contribuição que a classe artística local está proporcionando para o crescimento profissional da arte e da cultura de nossa cidade.


Quem quiser saber mais é só acessar programadamamma.blogspot.com, lá você encontra fotos e vídeos de todos os programas e também informações de como participar e/ou patrocinar.





segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Inauguração com cheirinho de café e clima caseiro

Alegria e descontração marcaram o clima da inauguração da Cafeteria Sabor de Mãe. Com uma proposta diferenciada a cafeteria, que trabalha com conceito “comfort food”, proporciona para cidade uma ótima alternativa para quem procura uma alimentação mais saudável, preparada cuidadosamente e se preocupa com bem estar e qualidade de vida.


Com instalações simples mais muito acolhedora, a “Sabor de Mãe” produz delícias caseiras que são acompanhadas de um delicioso café expresso preparadas e servidas pelos proprietários com esmero e um toque de arte.

Os sócios, Israel Rosa, Mariana e Fabiane Francisck receberam, no sábado (15/08) os amigos para celebrar a inauguração. O Vereador Marcio Souza, sua esposa Joice Dorneles e demais amigos e amigas prestigiaram o evento.


Quem quiser conhecer este delicioso espaço, a Sabor de Mãe fica na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 2103, logo atrás do Colégio Gensa, de segunda a sábado, das 9h30min às 21h30min.








Vereador Marcio e assessores participam da caminhada contra o crack

Marcio Souza participa da caminhada


Assessores do Gabinete, Marcio Souza e Conselheiro Tutelar Dilamar, posam para resgitro fotográfico

Conselheiros Tutelares posam para foto com Vereador Marcio Souza


Com o Jornalista Claudio Wurlitzer
Todos na luta contra o Crack

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Informação é a melhor prevenção

Em razão ao grande aumento de casos da gripe A no Rio Grande do Sul e países vizinhos, o vereador Marcio Souza, na sessão plenária da última terça-feira, alertou a necessidade de informações sobre a real situação que se encontra o nosso município, em relação aos casos confirmados de infecção por esta doença. Solicitou também informações sobre as formas de prevenção que estarão sendo adotadas em razão da volta às aulas a partir do próximo dia 17.
Preocupado com o possível aumento de casos a partir da segunda quinzena de agosto época em que aponta-se como o ápice do inverno e do possível aumento da contaminação, Marcio acredita que, de posse dessas informações, a Câmara de Vereadores poderá auxiliar às ações que serão adotadas pela Prefeitura, principalmente em relação as crianças, um dos grupo de risco desta doença.
O vereador Marcio Souza contou com o apoio e a solidarização dos outros vereadores da casa que também aguardam essas informações para poder propor, debater e dar suporte as ações formando assim uma grande frente em defesa e preservação da vida dos nossos munícipes na luta contra esta pandemia.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

PRONASCI FRONTEIRAS

O Vereador Marcio Souza esteve representando a Câmara de Vereadores de Gravataí, a convite do Ministro da Justiça Tarso Genro na entrega do segundo lote de viaturas e equipamentos, e a adesão de mais seis (6) municípios ao projeto Ação Integrada de Combate ao Crime no campo e ao Abigeato, PRONASCI FRONTEIRAS, investindo cerca de R$ 2.500.000,00 na região. O evento ocorreu em São Borja, no dia 30 de julho, às 10h, no Cais do Porto da cidade. Ainda em meio às atividades oficiais, foi possível colher informações junto ao Ministro, a respeito da continuidade do PRONASCI, quanto à liberação de recursos para cidades, como Gravataí, que obedecerá as seguintes prioridades:
1º. As cidades localizadas nas regiões inicialmente configuradas como regiões PRONASCI, (áreas metropolitanas, entre elas a de Porto Alegre, e também a cidade de Gravataí).
2º. Cidades localizadas em áreas de fronteira (PRONASCI FRONTEIRAS).
3º. Grandes cidades e cidades de áreas metropolitanas localizadas em regiões não caracterizadas como áreas PRONASCI.
4º. Projetos específicos da lista de projetos PRONASCI (como exemplo o programa Mulheres da Paz), desenvolvidos em cidades ainda não contempladas como prioridades do PRONASCI.
A boa notícia colhida nesta viagem é que Gravataí está dentro da mais alta prioridade para a continuidade do Projeto e a devida liberação de recursos de parte do Ministério da Justiça.
O Vereador dispensou as diárias a que tinha direito, por achar que o convite feito pelo Senhor Ministro da Justiça Tarso Genro era de caráter pessoal e não institucional.

Semana de Valorização da Vida e Prevenção às Drogas

Vereador Marcio Souza, a convite do Prefeito Dorival Medinger, prestigiou a cerimônia de abertura oficial da Semana de Valorização da Vida e Prevenção às Drogas, realizada em Glorinha, no dia 07 de agosto de 2009. A solenidade contou com inúmeras autoridades representando diversos municípios da região metropolitana. O Professor Selmiro Paulo Wolfarth, emocionou o público com sua fala, na condição de palestrante oficial de todo evento, que segue até o dia 21/08. O Vereador Marcio Souza enfatiza que ações como esta, desenvolvidas por municípios da região, merecem todo o apoio dos municípios vizinhos, pois as soluções encontradas podem e devem ser compartilhadas por todos. Disse ainda que os problemas, sobretudo da drogadição, não se limitam pelo aspecto geográfico, mas por um conjunto de ações compartilhadas entre os agentes públicos e policiais. O Prefeito Nenê disse que um gestor não pode olhar para traz, por que quem vive no passado não constrói no presente o futuro desejado, e que Glorinha dá sua contribuição para a valorização da vida! Participou ainda o Conselheiro Tutelar Dilamar Machado, o Vereador de Glorinha Jorge Fagundes, Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Flávio da Silva Lopes, o Presidente da GRANPAL o Prefeito Daiçon Maciel de Santo Antônio da Patrulha, José Rosa Presidente do SINDILOJAS, entre outros.

Vereador Marcio Souza e Presidente do DEMHAB Gislaine Silveira visitam Vila Neila

Na tarde fria de sexta-feira, dia 31/07, o Vereador Marcio Souza acompanhou a visita da Diretora-Presidente do DEMHAB, Sra. Gislaine Silveira, na Vila Neila para avaliar a possibilidade de abertura de processo de regularização fundiária do bairro, atendendo solicitação do Vereador.
A Diretora-Presidente explicou que a área ocupada pertence ao Estado, e o primeiro passo é saber quais as pretensões deste para com a referida área. Caso não aja nenhum projeto do Estado para esta área, o município pode reinvidicar a transferência de posse para si, e através da comunidade organizada e o DEMHAB, dar inicio ao processo de regularização fundiária.
O Vereador Nadir, também esteve presente e se propôs a intermediar a negociação de transferência de posse entre o Estado e o município. O Vereador Marcio Souza solicitou a possibilidade de fazer a identificação dos lares existentes no local. A Diretoria da associação fez o cadastro de todos os moradores, e fará a entrega oficial deste ao DEMHAB na quinta-feira próxima.
Na continuidade, o Vereador acompanhou a presidente da Associação Comunitária da Vila Neila, Sra. Priscila Marins, para mostrar os problemas com a preservação do meio ambiente, principalmente com a obstrução do córrego e o fim da mata ciliar. Este córrego desce em direção da mata, que está sendo devastada e empurrada para dentro do mesmo, situação que pode vir ocasionar enchente no bairro. As fotos mostram o desmatamento e avanço das moradias sobre o córrego. Além do desmatamento, outro fato constatado foi a quantidade de lixo espalhado nas áreas de mata natural, lixo que acaba invadindo as ruas do bairro. A falta de manutenção das ruas também é uma das reclamações dos moradores.
O Vereador Marcio Souza, aproveitou a oportunidade para visitar amigos e apoiadores, moradores da Vila Neila, sendo recebido com muito entusiasmo e carinho pela comunidade, salientou o compromisso com este bairro, colocando o gabinete a disposição de todos.
Em visita ao Sr. Nicanor e família, foi recepcionado com muita alegria pela filha do casal, que sempre pergunta pelo “Marcinho”. Após passou no comércio do Sr. Carlos, outro amigo e apoiador. Porém, para sua surpresa e orgulho, encontrou a matéria publicada no Jornal de Gravataí, sobre a reunião no DEMHAB, afixada na parede do Armazém do Seu João. Depois de conversar e agradecer a recepção carinhosa recebida pelos amigos da Vila Neila, reafirmou seu comprometimento com a comunidade.

Regularização da Vila Neila

VEREADOR MARCIO SOUZA esteve presente a reunião entre a diretoria da associação da Vila Neila e a diretora adjunta do Departamento Municipal de Habitação, Sra. Iara, solicitada a mais de um mês pelo vereador. A pauta foi à regularização da área onde está situado o bairro, que atualmente pertence ao estado. Na ocasião a Presidente da entidade, Sra. Priscila, informou que existem invasões e desmatamento na área. A Diretora adjunta marcou uma visita ao local no dia 30 de julho (próxima quinta) às 10h, com moradores, colocando-se a disposição para acompanhar pessoalmente, ela ou a diretora e técnicos do DEMHAB, com isso dando início, em sendo vontade da comunidade, ao processo de cedência da área pelo Estado ao Município, desde que haja a devida mobilização da associação de moradores. O vereador Marcio Souza, sugeriu o registro dos moradores atuais, para que possa ser estabilizado o processo de ocupação irregular. A assistente social Silvana, disse que era possível fazer a identificação dos lares existentes no local, e posteriormente, fazer o cadastro socioeconômico dos moradores. A Diretora Adjunta confirmou que podem iniciar a identificação, a partir da visita.