sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROJETO RESGATE É DESTAQUE EM PUBLICAÇÃO SOBRE CRIANÇA E ADOLESCENTE



Próxima etapa será realizada no dia 11 de setembro durante atividade ligada a aspectos histórico-culturais tradicionalistas na Escola Albino Dias


O Projeto Resgate, cujo o tema "Resgatando Conceitos de segurança Pública", focado em temas ambientais, de cidadania, ações antibullying (lei de autoria do vereador Marcio Souza) e antidrogas, levando aos alunos conteúdos teóricos e práticos. Desenvolvido pelo guarda municipal Márcio Rocha em parceria com o procurador do Município Wilson Sichonany Junior, o Projeto Resgate vem colhendo resultado desde que foi colocado em prática pela Secretaria Municipal para Assuntos Públicos (SMASP). Após envolver mais de 150 jovens estudantes de Gravataí em seis meses de realização, o Resgate recebeu destaque na edição bimestral do Informativo em Defesa da Criança e do Adolescente (Indeca), publicação focada em temáticas de segurança pública e órgãos como Policia Civil e Brigada Militar. 
Esta iniciativa tem como foco o desenvolvimento de ações preventivas junto aos jovens de Gravataí, resgatando a cidadania.

Fonte: Jornal de Gravataí/ 30 de agosto de 2012

Leia mais em, http://issuu.com/jornaldegravatai/docs/jg_30082012, página 7.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO!

O cigarro causa danos à saúde com diferentes tipos de câncer  doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças.


Fumo, atividade responsável por desencadear AVC, infarto agudo do miocárdio e diversos tipos de canceres (da bexiga ao pulmão). Para alertar a população dos principais riscos do tabagismo - principal causa de morte em todo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, - foi criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
A organização estima que um terço da população mundial adulta seja composta por fumantes, o que gera 4,9milhões de mortes todo ano ou 10mil óbitos por diários. No Brasil morrem 120mil pessoas ao ano em decorrência do tabagismo.
Fonte: jornal de Gravataí, pág. 4/ 29 de agosto

A lei Anti-fumo em local fechado, n° 2.958/2010, de autoria do vereador Marcio Souza, proíbe no âmbito do Município de Gravataí o uso de fumígenos (cigarros e assemelhados) em recintos de uso coletivos e sem ventilação (fechados). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 100 pessoas que desenvolvem câncer, 90 são fumantes. Pessoas que constantemente inalam fumaça de cigarros, correm 24% mais risco de enfartar e tem probabilidade 30% maior de desenvolver câncer no pulmão, comparadas com pessoas que não estão expostas a fumaça do cigarro. A lei protege a integridade da saúde dos não fumantes, trazendo respeito e mais qualidade de vida para o cidadão e cidadã de Gravataí.

Leia mais informações e dicas para parar de fumar no link do Jornal de Gravataí - pág 4, abaixo:

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SUE 24H MAIS PERTO DE SE TORNAR UMA UPA 
(UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO)

Ontem, 23, o SUE 24h recebeu visita dos representantes do Ministério da Saúde. A coordenadora geral do serviço de Urgência e Emergência da Região Sul do País, Kátia Ern, e a arquiteta Maria José Branco. Segundo a arquiteta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Denise Cesar, o SUE 24h possui 3.500 metros quadrados de área construída, atendendo aproximadamente 8 mil pessoas, incluindo moradores de cidades vizinhas. Com a adaptação, Gravataí receberá custeio do Governo Federal, que até então, a Prefeitura tem arcado com todo custo do SUE. De acordo com Kátia, em virtude da taxa populacional de Gravataí, que segundo o último censo do IBGE é de 255.762 habitantes, a UPA a ser habilitada será a de porte ll, que prevê o repasse mensal de custeio no valor de R$175 mil. Após a analise, as representantes apontarão as mudanças a serem executadas para que a habilitação se confirme. O secretario da SMS, Régis Fonseca, afirma estarem trabalhando para que tudo seja efetuado o mais rápido possível.
Fonte: Jornal de Gravataí/24 de agosto

O Projeto UPAs, recebe o apoio do vereador Marcio Souza, que participou de comitiva a convite do prefeito Acimar Silva e do secretário de saúde Régis Fonseca, para visitarem as Unidades de Pronto Atendimento, referência em saúde, no Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar subsídios para melhorar a saúde em nossa cidade.
Este é um grande avanço para a população de Gravataí - afirma Marcio Souza!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GOVERNO DEFENDE 100% DOS ROYALTIES DO PRÉ-SAL 
PARA A EDUCAÇÃO

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (22) que o governo defende a aplicação de todos os recursos provenientes dos royalties do petróleo e do pré-sal na educação. O objetivo é ter uma receita que permita ao governo investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.






“É muito melhor colocar os royalties do petróleo na sala de aula do que desperdiçar na máquina pública (…) A função prioritária dos royalties é preparar a economia pós-petróleo, o petróleo é uma fonte de energia não-renovável e o melhor caminho para preparar o Brasil para o pós-petróleo é o investimento em educação”, disse Mercadante.

"Se esta medida for realmente colocada em prática, irá construir definitivamente um futuro promissor e luminoso para toda a população brasileira, pois todos os países que desenvolveram-se, o fizeram pela educação", disse Marcio Souza.


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ATENÇÃO!
INFORME DE UTILIDADE PÚBLICA

MAIS DE 130 MIL CRIANÇAS JÁ ATUALIZARAM VACINAS NO RIO GRANDE DO SUL

O Ministério da Saúde, inicia campanha de vacinação para as crianças que estiverem com a caderneta de vacinação em atraso, e também, irá incluir duas novas doses a partir desta campanha: a pentavalente, que soma a proteção da tetravalente - contra a difteria, tétano, coqueluche e meningite - mais a hepatite B; e a poliomelite injetável, que substitui as gotinhas. A mobilização para colocar a carteirinha de vacinação em dia vai até esta sexta-feira (24 de agosto), com horário de atendimento - 8h às 17h, nos postos de saúde, sitados abaixo: 

Fonte: Jornal de Gravataí/22 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE VISITA SUE 24H 
PARA HABILITAÇÃO DO LOCAL EM UMA UPA 
(UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO)


Nesta quinta-feira (23), o SUE 24h recebe visita de representantes do Ministério da Saúde para vistoria e avaliação das mudanças a serem realizadas no local para transformá-lo em uma Unidade de pronto Atendimento (UPA) 24Horas. Um dos critérios exigidos pelo Governo Federal é a adequação do Protocolo de Qualificação de Risco, no qual cores identificam os pacientes de acordo com o seu estado de saúde. Com essa adaptação, Gravataí passará a contar com recursos do Governo Federal que poderão chegar a R$250 mil mensais. Até agora a Prefeitura tem arcado com todas as despesas do SUE. 

Este modelo proporcionará uma qualidade muito superior no atendimento de urgência da cidade, diminuindo significativamente as esperas nas unidades básicas de saúde, assim desafogando também a emergência do Hospital Dom João Becker. E a grande conquista é a construção da 1ª UPA, que será localizada na Cohab B, que receberá uma área de 4,5 mil metros dentro de uma área de 9 mil metros quadrados.
O Projeto UPAs, recebe o apoio do vereador Marcio Souza, que participou de comitiva a convite do prefeito Acimar Silva e do secretário de saúde Régis Fonseca, para visitarem as Unidades de Pronto Atendimento, referência em saúde, no Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar subsídios para melhorar a saúde em nossa cidade.
Este é um grande avanço para a população de Gravataí - afirma Marcio Souza!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Marcio Souza goleia o PT de Bordignon, por 6x0 no TRE,
Tribunal Regional Eleitoral. As perseguições políticas que o vereador sofreu, restaram comprovadas pela justiça!

Por seis votos a zero, o TRE manteve o mandato do vereador Marcio Souza do Partido Verde (PV), no processo movido pelo PT de Gravataí. A ação que foi rejeitada por unanimidade dos juízes do TRE, pleiteava a perda do cargo eletivo do vereador, sob alegação de infidelidade partidária, após Marcio Souza votar a favor da cassação da ex-Prefeita Rita Sanco, do partido de Bordignon. A justiça acolheu integralmente os argumentos que comprovaram a perseguição política que o vereador sofreu ao longo de mais de três anos. 

Leia mais em Jornal de Gravataí - 17 de agosto - pág 04 - Gabriel Diedrich



Cassação 3 X 0 Rita Sanco, no TJE,
 (Tribunal de Justiça do Estado)
CONFIRMADO A LEGALIDADE NO PROCESSO DE CASSAÇÃO DA EX-PREFEITA RITA SANCO do PT.

De nada adiantou os esforços do PT para tentar salvar a ex-prefeita e seu ex-vice cassados, Rita Sanco e Cristiano Kingeski, que a todo custo tentam retornar à Prefeitura de Gravataí promovendo falsas versões. Nesta semana eles sofreram mais um revez, e pela 30ª vez, tiveram que amargar nova derrota. Na última quarta-feira (15), a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado negou, por unanimidade, (3x0) o recurso interposto pelos cassados pedindo a anulação do ato de cassação o e a recondução aos cargos.

Leia na integra - Jornal de Gravataí/17 de agosto, pág 05




terça-feira, 14 de agosto de 2012

PROJETO RESGATE CHEGA NA ESCOLA ALBINO DIAS DE MELO

O projeto lançado no dia 10 de agosto reuniu autoridades civis e militares na instituição localizada no Morro agudo

O Projeto Resgate, cujo o tema "Resgatando Conceitos de segurança Pública", focado em temas ambientais, de cidadania, ações antibullying (lei de autoria do vereador Marcio Souza) e antidrogas, levando aos alunos conteúdos teóricos e práticos, chegou à Escola Municipal de Ensino Fundamental Albino Dias de Melo. O lançamento aconteceu na própria escola, localizada na Região do Morro Agudo, em cerimônia que reuniu professores, alunos e autoridades. O importante projeto teve início em abril deste ano na EMEF antônio Aires de Almeida, onde já colheu resultados positivos junto aos alunos. O referido programa é desenvolvido pela SMASP através da Guarda Municipal e coordenado pelo guarda Márcio rocha. Segundo o secretário municipal de segurança, André Brito, a troca de experiências entre os alunos e os guardas  municipais é um dos principais fatores do desenvolvimento do projeto e que também tem como foco as ações preventivas.
O Projeto Resgate é desenvolvido pela SMASP em parceria com as secretárias municipais SMED, SECOM, fundação do Meio Ambiente FMMA, de Arte e Cultura FUNDARC e entre outras.

Fonte: Jornal de Gravataí/12 de agosto

sábado, 11 de agosto de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL JULGA IMPROCEDENTE O PEDIDO PARA CASSAÇÃO DE MANDATO DO VEREADOR MARCIO SOUZA PROPOSTO PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES

O parecer do Ministério Público eleitoral, no processo de cassação de mandato do vereador Marcio Souza, movido pelo PT foi pela improcedência da ação, que alegava infidelidade partidária por parte do Vereador que votou a favor do relatório final, que opinou pela cassação de mandato da Ex-Prefeita Rita Sanco e seu Vice Cristiano Kingeski, em julho de 2011.
Para quem não sabe, a Câmara de Vereadores de Gravataí recebeu 11 acusações de improbidades administrativas no governo Rita Sanco. O vereador Marcio Souza, foi expulso do PT por acreditar na ética e na verdade, valores creditados pelos moradores de Gravataí, e por não ter aceitado as pressões e ofertas de seu partido para votar a favor da Prefeita. 

GRAVATAI AMPLIARÁ SUA REDE DE ENSINO TÉCNICO COM O IFSUL

O Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSul), conquista do vereador Marcio Souza, oferecerá nos primeiros anos três cursos aos seus alunos: Informatica para internet, Meio Ambiente e Mecânica. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, (08), na terceira audiência pública sobre o tema, realizada no Centro Administrativo Leste, promovido pela SMED e o IFSul. O Campus Gravataí será sediado no Bairro Bonsucesso, próximo ao SESI, e receberá um investimento de R$10 milhões. O secretário de educação, Mario Sá, prevê o inicio de um dos cursos para o começo de 2013 em local provisório até que a sede do instituto  esteja concluída.
Mais educação para Gravataí, mais desenvolvimento para cidade e um futuro melhor para a população é o legado do vereador Marcio souza!