terça-feira, 30 de outubro de 2012

PARA SUA VOZ SER OUVIDA!
Qualquer cidadão que já tiver percorrido todas as instâncias, pode efetuar sua reclamação por meio da Ouvidoria. Agora pelo telefone 0800.510.9956, você pode efetuar sua reclamação sobre serviços da Prefeitura de Gravataí que eventualmente não estejam sendo executados.
Fonte: Jornal de Gravataí/ 29 out 2012

VEREADOR MARCIO SOUZA REÚNE SE COM A EXECUTIVA ESTADUAL DO PV E VEREADORES ELEITOS E CRIAM G.T. ELEIÇÕES 2014

Na tarde de sábado, 27, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, o vereador Marcio Souza, participou de reunião realizada pelo Partido Verde. Estiveram presentes a Executiva Estadual, juntamente com os Vereadores eleitos em todo o Estado, no pleito de 2012. A referida reunião teve como ponto de pauta estabelecer estratégias para os novos rumos do partido a níveis municipal e estadual, bem como constituir um Grupo de Trabalho visando o fortalecimento do Partido, e a eleição de uma bancada Estadual no próximo pleito no Rio Grande do Sul.







segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TELEBRAS ATIVA EM GRAVATAÍ 
 PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA POPULAR

Gravataí terá plano de no máximo 35 reais mensais

A estatal Telebras informou na última sexta-feira (26) que ativou uma conexão de rede para o fornecimento de Internet rápida popular nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) a 14 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, partindo da cidade de Gravataí.
Este é o resultado firmado com a Copel Telecom, que permitirá oferecer o serviço de 1 Mbps (megabit por segundo) ao valor máximo de 35 reais - disse a Telebras em nota.
Este novo modelo proporcionará inclusão digital a toda a população!

Fonte: Jornal de Gravataí/ 29 out 2012



GRANDE OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL COM O APOIO DA GUARDA MUNICIPAL DE GRAVATAÍ DESARTICULA QUADRILHA COMANDADA 
DO CENTRAL

Uma grande operação realizada pela Polícia Civil da 2ª DP de Porto Alegre em conjunto com a Guarda Municipal de Gravataí, através do Grupamento de Operações com Cães (GOC), desarticularam quadrilha que atuava em Cachoeirinha e em Eldorado do Sul, que era chefiada por um detento que cumpre pena  no Presidio Central, "Alemão Queen". Após cinco meses de investigações com escutas telefônicas  e campanas autorizadas pela Justiça, ontem pela manhã  foram presos 11 pessoas suspeitas de tráfico e também por mortes para se apossarem de locais para o tráfico.
Segundo o delegado Vicente Nunes, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), a participação do Grupamento de Operações com Cães, divisão da Guarda Municipal de Gravataí,  teve resultados positivos no auxiliar da busca por drogas, onde foram apreendidos cerca de 500 pedras de crack entre outros. 
Fonte: Jornal de Gravataí/ 29 out 2012

GABINETE DO VEREADOR MARCIO SOUZA VISITA A LANCHERIA NOSSO CANTINHO

No fim da tarde do dia 26, última sexta-feira, o Gabinete do vereador Marcio Souza realizou visita aos proprietários da lancheria Nosso Cantinho, Carla Ely e Magda Ely que estava acompanhada do seu esposo Luis Fernando (Gugu). Nas novas instalações da lancheria, que já é tradição no Centro da Cidade, o vereador Marcio Souza agradeceu pessoalmente o apoio que recebeu, para sua campanha, dos  funcionários, bem como dos proprietários da casa.








sábado, 27 de outubro de 2012

O RESTAURANTE POPULAR REABRIRÁ NESTA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Após reformas, que durou 30 dias, o Restaurante Popular, localizado na rua Coronel Fonseca, 1420, Centro, começará a atender os seus mais de 300 usuários, com um custo de R$ 1 por refeição, na próxima segunda-feira, 28. O prédio passou por impermeabilização das paredes e do teto, troca de aberturas, do piso e dos azulejos da cozinha e pintura. 

Para se inscrever o cidadão deve levar:
- Cópia da carteira de identidade;
- Comprovante de residência e renda familiar;
- Aposentados devem levar a cópia do extrato do beneficio pago pelo INSS;
- Carteira de trabalho (com a página em que conste a última assinatura de contratação), além     

   dos documentos originais.

O restaurante funciona diariamente das 11h30m às 13h30m.



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VEREADOR MARCIO SOUZA APRESENTA DOCUMENTO ASSINADO POR TODOS OS PREFEITOS DA REGIÃO CONCORDANDO COM A IMPLANTAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL EM GRAVATAÍ

Fonte: Jornal de Gravataí/ 26 out 2012

GRUPO SINOS COMPRA O CORREIO DE GRAVATAÍ E MARCA O FIM DE UM PERÍODO DE PROFUNDA ESCURIDÃO QUE DUROU MAIS DE VINTE ANOS, 
NA CIDADE

Isso acaba com o braço midiático de Daniel Bordignon e diminuirá a força enganosa que o deputado mantinha nesta cidade - afirmou Marcio Souza
Fonte: Jornal de Gravataí/ 26 out 2012

PROVAS DO ENEM JÁ ESTÃO PRONTAS

Segundo o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a avaliação da prova de Redação do Enem 2012 será mais rigorosa. Mercadante destaca, também, que as provas estão bem protegidas por 72 batalhões do Exercito, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Policia Militar.
No site do Inep você encontra um guia com orientações sobre a prova de Redação: www.inep.gov.br

Fonte: Correio do Povo/ 26 out 2012


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ATENÇÃO!!!
REMATRÍCULAS PARA ESCOLAS MUNICIPAIS SE ENCERRAM NO DIA 31 DE OUTUBRO

Fonte: Jornal de Gravataí/25 out 2012

O BULLYING NAS ESCOLAS "NÃO É COISA DA IDADE"

A máxima contida no título acima, é de Erika de Souza Bueno (Coordenadora Pedagógica e Editora do Portal Planeta Educação, e também, Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo), contida em matéria publicada no Jornal de Gravataí do dia (24/10). Revela a matéria, que o bullying nas escolas "é coisa de crianças, adolescentes e jovens muito mal preparados para a vida". Esta afirmação concerne a   valorização da violência, por parte de alguns alunos, como forma mais fácil de conseguirem o que querem,  e muitas vezes, enaltecido pelos meios de comunicação.   
A Lei Municipal Anti-Bullying, nº2.985/2010, de autoria do vereador Marcio Souza, tem como objetivo, comprometer as instituições de ensino públicas e privadas na adoção de práticas e ações com o objetivo de proteger a comunidade escolar, em especial os alunos, banindo de vez a violência nas escolas de nossa cidade. O bullying não pode ser tratado como caso isolado nas escolas, deve ser combatido com ações e o apoio de todos os envolvidos - pais, professores e alunos. Para isso, o Gabinete do vereador Marcio Souza, disponibiliza material gráfico rico em informações e ilustrações, uma ferramenta potente no combate e prevenção ao Bullying. O Vereador ainda faz palestras ilustradas sobre este tema!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ESTUDAR RENDE MUITO MAIS R$

Cruzando dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desfaz qualquer dúvida: mais estudos tende a significar também melhores vencimentos na vida profissional.
Leia na matéria abaixo:
Fonte: Editorial/ Zero Hora - 23 out 2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VEREADOR MARCIO SOUZA RECEBE LEMBRANÇA DO 
1° MOTO ALDEIA DE GRAVATAÍ 


Na tarde do dia 17 deste mês, o presidente da Ameg (Associação Motoesporte e Lazer de Gravataí), Gilson Junior (Bocão), visitou o gabinete do vereador Marcio Souza para entregar uma lembrança do 1º Moto Aldeia de Gravataí, evento que contou com o apoio do Vereador. O mesmo ocorreu no último domingo no Parque Municipal de Eventos reunindo apaixonados por duas rodas. Para comemorar o Dia da Criança foram disponibilizados, com acesso gratuito, cinco diferentes tipos de brinquedos infláveis para os pequenos. O 1º Moto Aldeia também contou com apresentações e acrobacias com motos e shows de bandas consagradas, e tudo isso gratuitamente. Segundo Gilson Junior (Bocão), o evento teve a pretensão de reunir motogrupos e motociclistas de Gravataí com entidades de outros municípios no que resultou um sucesso de público. A Ameg realiza um fantástico trabalho de conscientização da necessidade do bem pilotar com segurança, disse o vereador Marcio Souza. 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SAIU ONTEM O PROJETO DE LEI DO 
NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Ontem à noite, a presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei de conversão do Código Florestal. 
A Presidente fez nove vetos que revoltaram os parlamentares envolvidos no acordo.





Fonte: Jornal Correio do Povo/18 out. 2012
Editora Carolina Jardine

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MATRICULAS EM ENSINO SUPERIOR TEVE CRESCIMENTO DE 5,7% NO ÚLTIMO ANO

O Censo do Ensino Superior, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, demonstra o constante crescimento de matriculas em cursos de graduação em escolas públicas e privadas. O Prouni, (Programa Universidade para Todos), é responsável por boa parcela deste aumento. Este programa teve participação significativa do vereador Marcio Souza, que como Assessor Especial do Ministério da Educação, em 2005, integrou o Grupo Executivo que discutiu, elaborou e viabilizou o Prouni, sendo o responsável pela busca e adesão de faculdades e universidades privadas ao Programa. 
Fonte: Correio do Povo/ 17 out. 2012/ Ensino
Editora: Maria José Vasconcelos / Assist.: Vera Nunes


terça-feira, 16 de outubro de 2012

EMPRESAS QUE PENSAM VERDE SÃO MAIS VALORIZADAS NO MERCADO FINANCEIRO
                                                                                                                       

A ascendente demanda por empresas comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade, justifica a adoção da causa pela Bolsa de Valores (Bovespa), que há sete anos, criou um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Um seleto grupo do qual só participam algumas das companhias mais negociadas no ano no mercado de ações. Avaliadas anualmente, as empresas para compor o ISE, devem apresentar destaque nos critérios econômico financeiros, sociais, ambientais, de governança corporativa e de natureza do produto. 
"Além de ter uma boa imagem com a sociedade, empresas que privilegiam práticas de sustentabilidade na sua gestão têm sido reconhecidas - e bem pagas - por isso."Iara Ely/ZH
Fonte: Zero Hora/15 out. 2012 - Nosso Mundo Sustentável

É o mundo dos negócios se mexendo em favor de empresas efetivamente comprometidas não somente com os lucros, mas também com as questões socioambientais. Em 2010 a BM&F Bovespa criou o Novo Valor, uma iniciativa para incentivar o desenvolvimento sustentável no mercado de capitais, dentro da própria bolsa. No final do ano passado lançou também o Índice Carbono Eficiente (ICO2). É uma carteira de ações que incentiva as companhias a praticarem a redução de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) com novas posturas em suas atividades e negócios. Como consequência natural, suas ações poderão valer mais no mercado. No site da BM&FBovespa é possível saber quais as companhias que estão no ICO2, quanto emitem de GEE por ano e o que já estão fazendo para ser mais sustentáveis. 

Ações como estas, encorajam ainda mais as empresas que não estão familiarizadas com o comprometimento social e ambiental, forçando-as à desenvolverem politicas sustentáveis para  manterem-se cada vez mais competitivas mercado.


Clique no link abaixo e veja o Índice de Carbono Eficiente das empresas



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ENTRA EM VIGOR HOJE A NOVA LEI DE COTAS NAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES FEDERAIS, E QUE DEVE SER ADOTADA TAMBÉM PARA O SERVIÇO PÚBLICO  
Um decreto que regulamenta o tema está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 15 de outubro. Este foi inclusive o principal assunto de hoje do programa Café com a Presidenta Dilma, onde destacou que com a lei, o governo amplia ainda mais o acesso à educação superior no país. A lei prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. 
O decreto federal vai detalhar as regras e o cronograma de implementação do novo sistema de distribuição de vagas no sistema federal de ensino superior. As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotaram algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes. A regulamentação também deverá criar mecanismos para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal, como aulas de reforço.

A política de cotas adotada nas universidades também deve ser levada para o serviço público
O governo federal prepara um conjunto de medidas de políticas afirmativas que será aplicado também para concursos e para cargos comissionados. Ainda não foi definido o percentual de vagas que seria destinado para negros.

Fontes: clickrbs.com.br/globo.com

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MATÉRIA SOBRE BULLYING É DESTAQUE NO 
JORNAL CORREIO DO POVO

Um dos assuntos mais abordados pela sociedade, o Bullying, não ocorre exclusivamente na escola, mas também, dentro da família, em condomínios residenciais, prisões e locais de trabalho. Além de danos físicos  o bullying pode causar consequências psíquicas, morais e materiais - afirma, a mestre em Educação e presidente do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Maria Cecília Kother, em entrevista ao Jornal Correio do Povo do dia 10 de outubro, pág.17. 
Fonte: Jornal Correio do Povo/out. 2012

O vereador Marcio Souza, foi o autor da lei Anti-Bullying nas Escolas, Lei n° 2.985/2010, que tem o objetivo de proteger a comunidade escolar, em especial os alunos, banindo de vez a violência nas escolas de nossa cidade, propondo a inclusão do política especifica anti-violência e discriminação entre iguais dentro das escolas. O Gabinete do Vereador disponibiliza material gráfico, dvd para campanhas e ministra palestras.



Confira a reportagem publicada no Jornal Correio do Povo:





CARTÕES DO ENEM SERÃO DISTRIBUÍDOS A PARTIR DE HOJE

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarão a ser distribuídos hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas  Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os inscritos devem receber os cartões pelos Correios até o final do mês. Entre os dias 10 e 25 de outubro, período de distribuição, os candidatos também poderão imprimir o cartão pelo site:

Fonte: Zero Hora/09 de outubro de 2012

NOTAS DO ENEM SAIRÃO EM NOVEMBRO

A média por escola dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 será divulgada em 26 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Entre os dias 19 e 28 de outubro, as escolas terão acesso aos resultados no sistema eletrônico do Inep.
Os participantes do Enem considerados no cálculo da média por escola são os que constaram do Censo Escolar de 2011, matriculados nos anos finais do Ensino Médio, e os que fizeram as provas objetivas e a redação. Só entraram no cálculo as escolas que tiveram no mínimo 10 estudantes inscritos no Enem de 2011. os dados finais da proficiência média de cada uma das provas objetivas e da redação e média geral, por escola, serão publicados em 26 de novembro.

Fonte: Matéria da Zero Hora/ 09 de outubro de 2012