quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PRESERVE!
CIDADE SUSTENTÁVEL

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PRONATEC OFERECE CURSOS GRATUITOS EM GRAVATAÍ

O Senac Gravataí está com inscrições abertas para cursos gratuitos, oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos ofertados são nas áreas de informática, beleza, gastronomia, gestão, comércio, moda, turismo e hotelaria. 
Maiores informações pelo telefone (51) 3488.8860 ou diretamente no Senac, localizado na Rua Cel. Vicente, 45.
Fonte: Jornal de Gravataí/ 28 jan

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR






VAMOS NOS MOBILIZAR PARA AJUDAR OS FERIDOS!

IMPORTANTE: SERÃO NECESSÁRIAS DOAÇÕES AO LONGO DE TODA A SEMANA, PARA ATENDER ÀS CIRURGIAS A QUE AS VÍTIMAS AINDA IRÃO SER SUBMETIDAS. POR ISSO, SEREMOS MAIS EFETIVOS EM AJUDAR SE NOS DIVIDIRMOS E ALGUNS FOREM TERÇA, OUTROS QUARTA, OUTROS QUINTA, OUTROS SEXTA-FEIRA.


Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul - HEMORGS Av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon - Porto Alegre / RS Telefone: (51) 3336-6755 E-mail: hemorgs-adm@fepps.rs.gov.br

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ATENÇÃO!
MEC DIVULGA PRIMEIRA CHAMADA PROUNI 2013

Estudantes aprovados têm até 31 de janeiro para comprovar os dados nas instituições de ensino.
Fonte: guiadoestudante.abril.com.br
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (24) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013. Foram selecionados 159.177 candidatos, sendo 107.575 para bolsas integrais e 51.602 para bolsas parciais (50%). O prazo para comprovação das informações nas instituições de ensino em que foram selecionados vai até 31 de janeiro.

Veja a lista dos aprovados: http://prounialuno.mec.gov.br/

BRASIL PRODUZIRÁ INSULINA EM GRANDE ESCALA

Este ano o Brasil começa as atividades para a produção de cristais de insulina - principio ativo do medicamento - e até 2017 deverá produzir em escala industrial que beneficiará mais de 7,6 milhões de brasileiros, dentre estes 900 mil são pacientes do SUS, gerando uma economia de 800 milhões que podem ser usados em outras pesquisas e tratamentos. 
Fonte: Jornal de Gravataí/24 jan

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A PREFEITURA ESTA DISPONIBILIZANDO UMA FORMA SUSTENTÁVEL 
DE DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA

Óleo descartado de forma incorreta polui até 25 mil litros de água  

Sabe aquele óleo velho que sobrou na frigideira, pode ser usado na fabricação de tintas, sabão, detergentes e biodiesel. Os moradores de Gravataí já podem descartar o óleo de cozinha usado sem causar danos ao meio ambiente. A cada um litro de óleo descartado no ralo da cozinha contamina até 25 mil litros de água, além de danificar encanamentos e prejudicar o funcionamento das estações de tratamento encarecendo o processo. A Prefeitura de Gravataí, em parceria com a ONG Amigos do Planeta e o Sindilojas, disponibilizou um posto de arrecadação destes resíduos orgânicos. 

O posto fica localizado no prédio do centro administrativo da prefeitura, 
na Rua Antônio Donga, 53, Centro.
 Fonte: Jornal de Gravataí/24 jan



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ESTA É A NOSSA COR, A NOSSA CARA, A NOSSA FORÇA E A NOSSA VOZ...


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ESTUDO AUSTRALIANO APONTA PARA CURA POTENCIAL DA AIDS

Fonte: cilcrbs.com/17 jan
Cientista australiano anunciou nesta quarta-feira ter descoberto como fazer o vírus da aids se voltar contra si próprio para evitar o progresso da doença, e descreveu seu feito como um grande avanço na descoberta da cura para a aids. David Harrich, do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, disse ter conseguido modificar uma proteína no HIV que o vírus precisava replicar e, ao contrário, fez inibir "potencialmente" seu crescimento. Segundo Harrich, o vírus pode infectar a célula, mas não pode se disseminaria, isso quer dizer - O indivíduo ainda estaria infectado com HIV (não se trata de uma cura para o vírus), mas o vírus permaneceria latente, não despertaria. Portanto o paciente não desenvolveria a aids. Segundo os números mais recentes das Nações Unidas, o número de pessoas infectadas com HIV em todo o mundo subiu de 33,5 milhões em 2010 para 34 milhões em 2011. A grande maioria dos infectados, 23,5 milhões de pessoas, vive na África subsaariana e outros 4,2 milhões no sul e no sudeste asiáticos. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PROUNI ABRE INSCRIÇÕES PARA MAIS DE 144 MIL VAGAS A PARTIR DO DIA 17 DESTE MÊS

Já está disponível para consulta, as vagas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos. As mais de 144 mil vagas serão ofertadas na primeira edição deste ano e de acordo com o Ministério da Educação, 99 mil são bolsas de estudo integrais que podem ser verificadas por curso, instituição e cidade através do site do Prouni. O estudante que realizou o Enem 2012, pode se inscrever do dia 17 a 21 deste mês no link siteprouni.mec.gov.br. Os primeiros resultados estarão disponíveis dia 24/01.
O vereador Marcio Souza, como Assessor Especial do Ministério da Educação em 2005, integrou o grupo de trabalho que criou o Programa Universidade para Todos (PROUNI), beneficiando mais de 1 milhão de estudantes em todo o Brasil.

Fonte: Correio do Povo

FIQUE ATENTO! 
ESTÁ DISPONÍVEL A LISTA DOS CLASSIFICADOS NO SISU

Fonte: Correio do Povo/15 jan
Já é possível consultar a lista dos classificados para as vagas do Sisu. A matrícula para os selecionados ocorrem entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no dia 28/01, para matrículas de 1° a 5 de fevereiro. A consulta pode ser feita pelo site sisu.mec.gov.br ou pelo telefone 0800-616161, do Ministério da Educação.




segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

INSCRIÇÕES PARA CONTRAÇÕES EMERGENCIAIS DE PROFESSOR SEGUEM ATÉ QUARTA-FEIRA (16)

Fonte: Jornal de Gravataí/ 14 de jan
A Prefeitura de Gravataí está com inscrições abertas para formação de cadastro reserva para contração temporária em caráter emergencial de Professores de Educação Infantil, de Séries Iniciais do Ensino Fundamental/ Educação Especial, de Ensino Médio/ Educação Especial e Especialista em Educação. Será destinado 10% das vagas para candidatos PCD (pessoas com deficiência), desde que as atribuições sejam compatíveisAs inscrições encerram se nesta quarta-feira, dia 16, e podem ser feitas via internet no site da Prefeitura. www.gravatai.rs.gov.br


Para visualizar o edital entre no link, http://www.gravatai.rs.gov.br/site/servicos/concurso2013/
Selecione - Edital n° 01/2013, publicado no dia 07/01.
EM PARCERIA COM A PREFEITURA, PRONATEC OFERECE MAIS DE MIL VAGAS EM CURSOS GRATUITOS

Em Gravataí, através da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social, estão sendo oferecidas mil vagas para cursos gratuitos através do programa Pronatec. Preferencialmente terão acesso aos cursos pessoas que dependem do Bolsa Familia, programa do Governo Federal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nos Centros de Referencias em Assistência Social (Cras) e na agência do Sine/FGTAS de Gravataí. Uma oportunidade para quem está querendo se qualificar e melhorar de emprego.
Fonte: Jornal de Gravataí/ 14 de jan
Confira abaixo os documentos necessários e os cursos disponíveis:

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

EDUCA MAIS ABRE INSCRIÇÕES PARA BOLSAS NO ENSINO SUPERIOR EM GRAVATAÍ

Estão abertas as inscrições para bolsas parciais do Educa Mais pelo site; www.educamaisbrasil.com.br
Para Gravataí as vagas são para a graduação presencial e destinadas às pessoas que não tiveram oportunidade de ingressar no ensino superior. Entre no site e confira as vagas para o ensino básico em outras cidades do Estado.
Fonte: Jornal de Gravataí/ 09 jan

PROJETO BARRAGEM DO RIO GRAVATAÍ

Fonte: Jornal de Gravataí/ 09 janeiro
O grande problema da falta de água que aflige a população de Gravataí, na estação mais quente do ano, está preste a ser amenizado. Em dezembro do ano passado, o Governo Federal, por meio do PAC, anunciou a aprovação de R$ 793 milhões para ações contempladas no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta de Desastres Naturais, o que inclui a Bacia do Rio Gravataí, viabilizando a construção de uma barragem que tem o objetivo de criar estoques de água para épocas de estiagem e assegurando o bom fluxo de vazão. O município busca a parceria técnica com a Metroplan para o encaminhamento de projeto que viabilize a construção da barragem, em principio no entorno da Lagoa da Anastácia. No próximo dia 28, uma nova reunião, entre técnicos da Metroplan, que coordenará a destinação dos recursos, e da Prefeitura, vai definir o encaminhamento do projeto.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FORÇA DA GRAVIDADE TRANSFORMADA
EM ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL

Empresário gaúcho diz ter criado equipamento capaz de produzir energia
 de fonte limpa e inesgotável.
Fonte: Correio do Povo/janeiro 2013
Edição: Eugenio Bortolon/ Eloisa Kirsch

A empresa RAR Energia promete construir, no bairro Navegantes, em Porto Alegre, um gerador de energia elétrica acionado por sistema mecânico que se alimenta exclusivamente da força gravitacional. Segundo a empresa, a máquina consiste em um moto-continuo que gera  energia elétrica limpa e inesgotável. A capital gaúcha será a primeira cidade no mundo a utilizar este tipo de fonte de energia limpa e renovável, e já conta com um projeto-piloto que está montado no bairro Bela Vista e passa por testes.
O moto-continuo, ou máquina de movimento perpétuo, é um tipo de equipamento que utiliza indefinidamente a energia gerada por seu próprio movimento. Em tese, essa energia poderia ser um propulsor mecânico ou gerador de energia elétrica, entre outras possibilidades de aplicação para o trabalho. O gerador é capaz de produzir energia elétrica ininterruptamente e apta a ser instalada em qualquer tipo de ambiente terrestre e até marítimo. 

Vamos torcer para a concretização deste modelo sustentável de geração de energia! 





ATENÇÃO !!!
COMEÇOU HOJE INSCRIÇÕES PARA O SISU

De hoje a sexta-feira, 11, estudantes que prestaram o Enem 2012 (sem tirar nota zero na Redação) e desejam uma vaga em universidade pública devem acessar o site do MEC.

No site os candidatos poderão conferir a oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno; podendo fazer até duas opções de cursos para disputa, e dentro do prazo de inscrição o aluno poderá alterar ou cancelar as opções feitas. São ofertadas 129.279 vagas, em 3.751 cursos, abrangendo 101 instituições públicas de Educação Superior no país. A primeira chamada de selecionados será em 14/01, com matriculas nos dias 18, 21 e 22 de janeiro , a segunda chamada para o dia 28/01, com matriculas nos dias  01, 04 e 05 de fevereiro.

Para se cadastrar acesse: http://sisualuno.mec.gov.br/

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

FIQUE ATENTO!

ESTÃO ABERTAS AS MATRICULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO GRANDE DO SUL

As matrículas abrem hoje, dia 03, e encerram dia 11 de janeiro!
Fonte: Jornal de Gravataí/ 03 jan 2013

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais e estaduais.
A Central de Matrícula na Rua Eli Corrêa, nº 675, no Parque dos Anjos. E funciona das 8h às 18h30m. Telefone para maiores informações: (51) 3042.7998.

Você pode preencher o formulário eletrônico pelo site: 
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educa.jsp


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

VEREADOR MARCIO SOUZA É REEMPOSSADO PARA LEGISLATURA 2013 - 2016

Nesta tarde, 1º de janeiro de 2013, no Teatro do SESC Vale do Gravataí, ocorreu a Sessão Solene de instalação da Legislatura 2013 - 2016, para a posse dos 21 Vereadores, dentre eles o vereador em exercício, Marcio Souza (PV), bem como o seu colega de partido e vereador eleito, Gerson Rovisco, do Prefeito eleito Marco Alba e o Vice-prefeito Francisco Pinho. Com casa cheia, junto com os demais eleitos, o vereador Marcio Souza fez o juramento de posse, e em seguida foi realizada votação, entre os vereadores nomeados, para definir os novos membros da Mesa Diretora do Legislativo. A presidência da Câmara fica a cargo do vereador Nadir Rocha, para vice-presidente, o vereador Roberto Andrade, primeiro-secretário, Evandro Soares e por fim para segundo-secretário, Maribel Rocha. A Sessão transcorreu em clima agradável e contou, também, com a presença do senador Pedro Simon, entre outras autoridades.