sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

VEREADOR MARCIO SOUZA EM AÇÃO NA COHAB B

Nesta sexta-feira, 31/01, a tarde, o vereador Marcio Souza, atendendo a solicitação da moradora Fernanda Rodrigues e demais moradores da Rua Sinval Guazelli na Cohab B, convidou o Diretor de Trânsito, Sr. Rodivam para verificar as condições e possíveis melhorias da instalação da sinalização e redutores de velocidade, realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e encaminhada pelo gabinete do Vereador. Segundo os moradores, a via precisa receber algumas adaptações pois a sinalização e os redutores não foram suficientes para conter os excessos de alguns motoristas irresponsáveis que transitam pela via. O vereador Marcio Souza com o intuito de melhor preservar a segurança dos moradores e transeuntes, solicitou que seja efetuado as melhorias cabíveis para solucionar o problema. No período de instalação, o secretário de mobilidade urbana Adão de Castro informou que a obra poderia sofrer alguns ajustes e adaptações para melhor atender as necessidades dos moradores e transeuntes da Rua Sival Guazeli.



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Começou a materializar-se o sonho para a Bonsucesso e toda Gravataí


Já está em fase de terraplanagem o terreno que irá receber a primeira Escola Técnica Federal no bairro Bonsucesso em Gravataí, o IFSUL. O vereador Marcio Souza, foi o protagonista na escolha da Bonsucesso como local da instalação do IFSUL em Gravataí, também evitando a extinção da Escola Santa Rita de Cássia na COHAB A. 




O IFUSUL 
O IFSUL Gravataí terá participação na qualificação dos níveis Fundamental, Médio, onde também serão oferecidos três cursos: Informatica para internet, Meio Ambiente e Mecânica, contando com 45 servidores administrativos e com cerca de 60 professores, com investimento de R$ 10 milhões da União, e terá para a formação técnica, tecnológica, graduação, capacidade para 1.200 alunos no primeiro ciclo, trazendo ensino público gratuito, pós-graduação, mestrado, pós-doutorado de qualidade superior desde a complementação dos estudos dos alunos até pesquisa de extensão.





PROMESSA DE CAMPANHA - UPA 24H NA COHAB

Na tarde ensolarada e escaldante desta quinta-feira, 30/01, o vereador Marcio Souza esteve no evento que deu inicio à obra da primeira UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Gravataí, localizada entre a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira e a ERS 118, na parada 74. A Unidade antederá serviços de Urgência /Emergência como: cirurgias, pediatria e traumatologia, desafogando o SUE 24 horas e o Hospital Dom João Becker melhorando e agilizando o atendimento a toda a população de Gravataí em especial as Cohab`s B e C conforme promessa de campanha. Com portas abertas nas 24 horas do dia, com área total de 1000m², esta UPA contará com 180 profissionais atuando nas mais diversas especialidades. " É uma grande alegria quando se consegue cumprir com o que se promete. Agradeço o esforço e o empenho do Prefeito Marco Alba em proporcionar a população de Gravataí esta grande obra na saúde!" disse o vereador Marcio Souza













Segunda UPA
Uma segunda UPA deverá ter inicio de suas obras em março deste ano e será localizada na ERS 020, na região das Moradas do Vale, dobrando a condição e qualidade do atendimento para a comunidade de Gravataí.


O Projeto UPAs, recebe o apoio e o entusiasmo do vereador Marcio Souza, que integrou a comitiva do prefeito Acimar Silva e do então Secretário de Saúde Régis Fonseca, em 29 de março de 2012, para conhecerem as Unidades de Pronto Atendimento, referência em saúde, no Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar subsídios para implantá-las melhorando a saúde em nossa Cidade.

VEREADOR MARCIO SOUZA NAS PEGADAS DA CORSAN

Indignado pela falta de soluções de parte da CORSAN, mesmo após uma série de medidas anunciadas pela empresa e de baixo de uma temperatura de 40º, nesta tarde de quinta-feira o vereador Marcio Souza acompanhou o abastecimento de cerca de 40mil litros d'água feitos por dois caminhões pipa, um de 10 mil e ou de 30 mil litros de água potável, ás 15:30h, na parada 74 ao lado do Big.
"Liguei para a CORSAN e disse que havia falta d'água na região onde disseram que em poucos minutos os caminhões pipa reabasteceriam a caixa d'água da parada 74. Estarei fiscalizando todos os atos da empresa, até que esta fale a verdade para a população, resolvendo o problema da falta de água em nossa Cidade. Se isto não ocorrer, e acho mesmo que a falta d'água vai continuar pelas mentiras e incompetencia demonstrada pela CORSAN, estarei nos próximos dias "radicalizando" em busca de uma solução definitiva para os moradores de nossa Gravataí". - disse o vereador Marcio Souza







quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

METSUL ALERTA!!!! Prolongada e extrema onda de calor pode atingir níveis históricos no Rio Grande do Sul

O fim de semana teve breve intervalo de temperatura amena no Rio Grande do Sul após o escaldante período de calor registrado na semana passada. No domingo mesmo já começou a ingressar uma massa de ar quente a partir do Norte do Estado, mas foi na segunda-feira (27), que a temperatura voltou a disparar. As máximas atingiram 37,4ºC em Santa Cruz do Sul, 37,3ºC em Porto Alegre e Campo Bom, 37,2ºC em Teutônia e 37ºC na Base Aérea de Canoas. O calor da segunda-feira, contudo, pode ser considerado fraco perto do que está por vir. Nos próximos dias, o tempo quente e abafado não vai dar trégua. No momento inicial da onda de calor, não são esperadas máximas tão altas quanto as da semana passada, quando fez perto de 40ºC à sombra, já que vão ocorrer freqüentes pancadas de chuva. O pior deve ser esperado para o começo de fevereiro, quando a massa de ar quente se intensificará muito sobre o Sul do Brasil.

Fonte: metsul.com

ATENÇÃO!!! SULGÁS E SENAI OFERECEM CURSOS GRATUITOS


VAZAMENTO DE ÁGUA NA RUA VS FALTA D'ÀGUA EM GRAVATAÍ

Recebi a reclamação de um vazamento de água na Rua Barbosa Filho, frente ao número 279, no Bairro Salgado Filho. Entrei em contato com a Central da Corsan e fui informado que levaria até 48h para resolverem o problema. UM GRANDE ABSURDO! 
Contatei diretamente com o setor de operações da Corsan em Gravataí, e foi informado que o problema seria resolvido até as 21h de hoje. 
Enquanto a população de Gravataí convive com as constantes falta d'água, vazamentos ocorrem sem nenhuma urgência em ser reparados. Absurdo e falta de respeito com a população de Gravataí!



sábado, 25 de janeiro de 2014

URGENTE! URGENTE! URGENTE! URGENTE! URGENTE! URGENTE!

A CORSAN cortará o abastecimento de água em diversos bairros de Gravataí no próximo sábado 25/01, às 22h, para fazer a interligação da nova adutora recém construída, aquela que noticiei dias antes, ao sistema de abastecimento de água da Cidade. A água deve voltar no decorrer do Domingo 26/01. Após este último transtorno, não haverá mais desculpas para as constantes falta de água em Gravataí. Agora se esta miserável situação persistir, pedirei o rompimento de contrato entre o Município de Gravataí e a "falida e incompetente CORSAN!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MAIS RESULTADOS DA PRESSÃO POLÍTICA EXERCIDA PELO VEREADOR MARCIO SOUZA

A CORSAN informou a Prefeitura que na noite de sábado, dia 25/01, será realizado a interligação da nova adutora de água tratada, inaugurada dia 20/01. O alerta também, que haverá falta de água em alguns Bairros neste dia, decorrente desta intervenção. Segundo a Assessoria de Imprensa da CORSAN, a nova adutora aumentará em 200 litros de litros de água por segundo, e não os 120 litros, como consta no texto abaixo.

Clique na imagem para melhor visualização e leitura!

DEMARCADO TERRENO QUE RECEBERÁ A 1ª UPA, NA PARADA 74

Prefeito Marco Alba e vereador Marcio Souza cumprem promessa de campanha, com a construção da primeira UPA nas COHABs.
Fonte: Jornal de Gravataí - 13/01/14

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ATENÇÃO!!! HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA FAZER A MATRÍCULA PARA OS SELECIONADOS NO SISU 2014

Hoje, 21 de janeiro, encerram as matrículas para os selecionados na 1ª chamada do SISU 2014. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição perderá a vaga. 
A segunda convocação será divulgado no site do sistema na próxima sexta-feira, 27. Já o estudante que não for aprovado em nenhuma das convocações do SISU ou selecionado em segunda opção, mesmo que tenha feito a matrícula, pode participar da lista de espera.
Maiores informações pelo site: http://sisu.mec.gov.br/

ATENÇÃO!!! MEC DIVULGA 1ª LISTA DE SELECIONADOS NO PROUNI 2014

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira, 20/01, a primeira lista de selecionados pelo Programa Universidade para Todos, PROUNI, com direito a bolsas de estudo no primeiro semestre de 2014. Os aprovados deverão apresentar a documentação nas universidades em que conseguiram a bolsa entre esta segunda e sexta-feira, 24/01. Caso sobrem bolsas, o MEC fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro. 
Nesta edição, o PROUNI recebeu 1.259.285 candidatos oferecendo 191.625 bolsas, sendo 131.636 integrais (o governo paga 100% da mensalidade) e 59.989 parciais (50%).

O vereador Marcio Souza, como Assessor Especial do Ministério da Educação em 2005, integrou o grupo de trabalho que criou o Programa Universidade para Todos (PROUNI), beneficiando mais de 1 milhão de estudantes em todo o Brasil.

Veja o 1° resultado da chamada pelo link siteprouni.mec.gov.br

Fonte: g1.globo.com

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PRESSÃO POLÍTICA EXERCIDA PELO VEREADOR MARCIO SOUZA COMEÇA A DAR RESULTADO

Fonte: Jornal de Gravataí - 20 de janeiro de 2014








































CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO

ATENÇÃO ESTUDANTES - ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PASSE LIVRE ESTUDANTIL

O cadastro dos estudantes que têm direito a passe livre nos ônibus intermunicipais está sendo feito exclusivamente para alunos de Porto Alegre e Região Metropolitana. 
A responsabilidade para recebimento e análise da documentação foi atribuída à União Estadual dos Estudantes (para estudantes de graduação/ ensino superior) e à União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (para estudantes do ensino infantil, fundamental, médio, técnico, profissionalizante, educação de jovens e adultos e pré-vestibulares). 
O benefício é válido para alunos que comprovarem renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que moram em uma cidade e estudam em outra. A taxa para emissão do cartão do Passe Livre é de R$ 15,40.

Inscrições:

União Estadual dos Estudantes, o candidato deve dirigir-se à sede da UEE/RS, 2º andar do Mercado Público de Porto Alegre (Largo Jornalista Glênio Peres, s/ nº. Centro Histórico), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Maiores informações pelo telefone, 3094. 0187. 

União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas, o candidato deverá fornecer os documentos, citados no link abaixo, e encaminhar-se ao Posto de Confecção da Carteira da UGES, situado na Rua Desembargador André da Rocha, 216, Centro de Porto Alegre ou acessar http://www.uges.org.br/scripts/?m=passe , para realizar inscrição online. Telefone: 51 3286.1000.

Fonte: UEE, UGES

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

DENGUE, PARA NÃO TER, TEM QUE PREVENIR

Fonte: Jornal de Gravataí - 16/01/14
O aumento das temperaturas e o período de chuvas exigem um maior cuidado na prevenção à dengue no verão. O mosquito Aedes Aegypti (Odioso do Egito), somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus. 

Caso em Gravataí:
O primeiro caso de dengue em Gravataí em 2014 é de uma moradora do Bairro Parque Florido e a doença teria sido contraída durante uma viagem para Rondônia. 

Prevenção e controle:
A Vigilância em Saúde realizou o chamado "bloqueio", medida que prevê vistoria nos pátios, casas e terrenos de residências em um raio de 300 metros da casa onde vive a pessoa infectada pela doença. Após coletas de larvas e analises no laboratório ficou constatado resultado negativo para a existência do mosquito Aedes Aegypti. Ainda na tarde de hoje a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a aplicação de um inseticida por meio de nebulização por Ultra Baixo Volume, conhecido como fumacê, nas casas que dividem o pátio com o da paciente.
Em Gravataí não há casos de pessoas infectadas pelo vírus na Cidade, mas que vêm de outras localidades, e por seguinte contaminam o mosquito transmissor.
Por este motivo todo o cuidado é pouco para prevenir a proliferação do mosquito.

Informações ligue para VIEMSA: 3497-3671

Abaixo alguns cuidados para a prevenção e os sintomas de quem foi picado pelo mosquito infectado:
Fonte: telessaudesp.org.br





Fonte: apabam.com.br

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ATENÇÃO!!! ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2014

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2014 do Programa Universidade para Todos (Prouni), já estão abertas nesta segunda-feira, 13/01, e vão até às 23h59m desta sexta-feira, 17/01, para os estudantes que realizaram o Enem 2013. Para participar da seleção, o estudante deve ter feito a prova do Enem 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, não ter tirado zero em redação e ter cursado ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.
As bolsas integrais são oferecidas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de, no máximo, três salários mínimos.
O vereador Marcio Souza, como Assessor Especial do Ministério da Educação em 2005, integrou o grupo de trabalho que criou o Programa Universidade para Todos (PROUNI), beneficiando mais de 1 milhão de estudantes em todo o Brasil.

Inscrições pelo link siteprouni.mec.gov.br.

A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada na próxima segunda-feira 20/01. Haverá também uma segunda chamada, no dia 3 de fevereiro.

RESULTADO DA 1ª CHAMADA DO SISU JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

A partir de hoje, 13/01, já podem ser consultado os resultados da 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificado (SISU) com base nas notas do Enem 2013. Nesta edição, foram mais de 2,4 milhões de estudantes inscritos para concorrer uma das 171 mil vagas em instituições públicas de Ensino Superior.

As matrículas devem ser feitas nos dias 17, 20 e 21 de janeiro e a segunda chamada será para o dia 27/01, com matriculas nos dias 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição perderá a vaga.


Para se consultar o resultado acesse: http://sisualuno.mec.gov.br/

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CORSAN TERÁ QUE PAGAR R$ 500 MIL DE INDENIZAÇÃO POR FALTA D'ÁGUA EM GRAVATAÍ

A CPI da falta d'água e o Decreto de Calamidade em Gravataí, decretado pelo Prefeito Marco Alba, propostas apresentadas pelo vereador Marcio Souza tomam forma em beneficio da população. Ontem, 06/01, o Ministério Público anunciou que irá cobrar da CORSAN indenização de R$ 500 mil pela falta d'água em Gravataí, no prazo máximo de 30 dias, e os recursos devem ser destinados à construção de equipamentos de lazer nos bairros atingidos pelo desabastecimento, como forma de compensar os moradores pelos danos morais coletivos. Além da multa, a CORSAN deve apresentar um diagnóstico com o número de todas as residências atingidas pela falta de água. Também devem ser estabelecidas multas para o caso de descumprimento dessas ações. Essa é apenas uma das medidas propostas pelo Promotor de Justiça Daniel Martini, em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), apresentado nessa segunda-feira, 6, na sede do Ministério Público. Pelo documento, a CORSAN também terá de indenizar os consumidores que tenham sofrido danos individuais, mediante comprovação administrativa.
"Nunca mais, enquanto tiver mandato, darei trégua a CORSAN, mas a situação começa a ficar interessante"! - disse o vereador Marcio Souza

TAC - Termo de Ajustamento de Conduta






segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ATENÇÃO!!!

A Secretaria Municipal de Educação de Gravataí está com inscrições abertas, do dia 06 ao dia 15 de janeiro, para contratação emergencial de professores e especialistas para a rede municipal de ensino.



ATENÇÃO!!! ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) estará de plantão nos dias 02 a 10 de janeiro, para realizar as matrículas, inscrições para transferência para as demais séries e para quem perdeu o prazo no mês de outubro de 2013. Maiores informações através dos telefones: 3432.2740 e 3432.2741.

ATENÇÃO !!! COMEÇOU HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O SISU

A partir de hoje, 06/01 até às 23h59min desta sexta-feira, 10/01, estudantes que prestaram o Enem 2013 (sem tirar nota zero na Redação) e desejam uma vaga em universidade pública, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU),  devem acessar o site do MEC.

No site os candidatos poderão conferir a oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno; podendo fazer até duas opções de cursos para disputa, e dentro do prazo de inscrição o aluno poderá alterar ou cancelar as opções feitas. Serão ofertadas vagas em 115 instituições públicas de Educação Superior no país. No Rio Grande do Sul serão ofertadas vagas nas seguintes instituições públicas: universidades federais do Rio Grande do Sul (Uergs), de Pelotas (Ufpel), em Santa Maria (UFSM), Rio Grande (Furg), Bagé (Unipampa) e em Porto Alegre, a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCS-PA).
A primeira chamada de selecionados será em 13/01, com matriculas nos dias 17, 20 e 21 de janeiro , a segunda chamada para o dia 27/01, com matriculas nos dias 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro.

Para se cadastrar acesse: http://sisualuno.mec.gov.br/

A PRIMEIRA VITÓRIA CONTRA O DESCASO DA FALTA D'ÁGUA EM GRAVATAÍ

As medidas duras (CPI da falta d'água apresentada pelo Vereador e o Decreto de Estado de Calamidade em Gravataí, sugerida pelo vereador Marcio Souza), em relação ao descaso da CORSAN para com a população de Gravataí, começou a ter consequências na manhã da última quinta-feira, dia 02 de janeiro de 2014, pois a CPI pode indicar o rompimento do contrato e ajuizar ações públicas contra os dirigentes da Estatal, responsabilizando-os pelo descumprimento do contrato. O prefeito Marco Alba realizou reunião, na sede da Prefeitura de Gravataí, com o Presidente da CORSAN e a diretoria técnica da autarquia mais o Presidente da Agência Estadual de Regulação do Serviço Público do Rio Grande do Sul (AGERGS), para tratarem da constante falta de água na Cidade, onde formou-se o Comitê Especial de acompanhamento permanente das ações da CORSAN na Cidade. A partir desta reunião, será abatido em 50% a taxa básica de água, para aqueles que ficaram com a falta dela, também foi definindo um cronograma de acompanhamento e gerenciamento, estabelecendo prazos e metas a serem cumpridas. O diretor-presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, afirma que a implantação de uma nova adutora e o aumento da potência da já existente, irá ampliar em 90% a produção de água tratada até o mês de março. Além destas providências mais imediatas, a CORSAN já contratou uma empresa que fará todo o estudo técnico para a execução de obras estruturais em médio e longo prazo que garantirão as reservas de água em caso de estiagem. O Comitê terá a missão de discutir, buscar consenso e acompanhar a efetividade e a eficácia de todos os investimentos, da programação operacional, dos prazos e obras de manutenção dos sistemas de água e esgotos de Gravataí. 
"Mas eu vou acompanhar todo este processo até que tudo esteja resolvido, pois são mais de dez anos que essa lenga lenga existe e eu irei até as últimas consequências, sem dar trégua a eles, em defesa de minha população"! - disse o vereador Marcio Souza