quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A Unesco reconheceu a capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade

Uma das manifestações artísticas mais tradicionais do Brasil passou nesta quarta-feira (26) a ser um bem mundial. 
Ao som do berimbau, luta, dança e esporte se misturam. É a expressão de um povo. Mestres brasileiros já levaram o batuque e o gingado para mais de 100 países. Nesta quarta-feira (26), em Paris, a roda de capoeira passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O som do berimbau e dos atabaques era de festa.
Parabéns aos Mestres e praticantes desta bela cultura que extrai o melhor de nossos jovens disciplinando, levando saúde, qualidade de vida e concentração. 


PRESIDENTA DILMA SANCIONA LEI QUE OBRIGA SUS A REALIZAR EXAME DE CÂNCER DE PROSTATA

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.045, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames para a detecção precoce do câncer de próstata sempre que, a critério médico, o procedimento for considerado necessário.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo.

Especialistas apontam que é necessário, sim, fazer o exame para detectar o problema desde o início. Quando isso acontece, as chances de cura são muito maiores, cerca de 90%. O exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade, faixa etária em que começa a aumentar a incidência da doença.

Agora, se há histórico de outros casos na família ou sintomas como dificuldade de urinar ou dores, não perca tempo! Procure um urologista para fazer o exame de toque, podem ainda ser solicitados outros exames: o exame de sangue para dosar o PSA (antígeno prostático específico) ou uma biópsia guiada por ultrassom transretal.

O que é a próstata?
É uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa de 25 a 30 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função é produzir 70% do esperma. 

Fatores de risco 
  • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos). 
  • Histórico familiar. 
  • Raça (maior incidência entre os negros). 
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos. 
  • Sedentarismo. 

Tratamentos
O tratamento depende do estágio do câncer de próstata e das características de cada paciente. As opções mais comuns são: Vigilância ativa
Cirurgia
Radioterapia Terapia hormonal Quimioterapia
Ultrassom concentrado de alta intensidade

Atividade Física
Várias pesquisas demonstraram diferenças nos homens ativos quando comparados comsedentários no aparecimento e cura desse problema. Chegou a 30% a porcentagem dediminuição de morte pelo câncer em indivíduos ativos. Mesmo as pesquisas em animais demonstraram que o exercício físico regular diminuiu o crescimento de tumores digestivos e outros, estabelecendo um verdadeiro efeito protetor contra vários tipos de câncer. Outra boa noticia é que aHiperplasia Benigna da Próstata teve quase 60% a menos de chance de ocorrer nos indivíduos mais ativos fisicamente antes dos 65 anos, isso passando a acontecer só com mais idade. 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

VEREADOR MARCIO SOUZA É CONVIDADO A PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CRISE DA ÁGUA NO BRASIL EM BRASÍLIA

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Nesta terça-feira, 25/11, o vereador Marcio Souza foi convidado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados em Brasília, para participar de audiência pública onde será discutido a crise da água no Brasil.
A audiência pública de âmbito nacional ocorrerá no dia 4 de dezembro na Câmara Federal. 
Marcio Souza foi o único Vereador gaúcho a receber o convite, por sua ação travada contra a constante e histórica falta de água na Cidade, ocasionada pela incompetência da Corsan.
Desde 2013 o vereador Marcio Souza vem cobrando insistentemente da Corsan, melhorias no abastecimento de água no município, tendo inclusive proposto a CPI da falta de água. Impaciente com a incompetência e as inúmeras promessas de melhorias não cumpridas pela Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, anunciadas em Audiências pelo ex-coordenador regional da Corsan, Tarcísio Zimmerman na Câmara de Vereadores em 2013, o vereador Marcio Souza propõe a municipalização do abastecimento de água e recebe apoio de muitos Vereadores.

O prestigio do vereador Marcio Souza aumenta na proporção que ele intensifica ações relevantes em defesa da população de Gravataí, chamando a atenção do Congresso Nacional para os problemas da Aldeia dos Anjos.

"Se nada for feito agora, entre oito ou dez anos a crise será não sobre a capacidade de captação e volume de tratamento como é hoje, mas sobre a inexistência de água para captar e tratar, como o exemplo da triste realidade da falta de água que está assolando São Paulo."










quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A HISTÓRIA DO MENINO E O LOBO DA CORSAN EM GRAVATAÍ - VEREADOR MARCIO SOUZA PROPÕE MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁGUA

Sem acreditar mais nos anúncios de melhorias da Corsan para com o abastecimento de água em Gravataí, o vereador Marcio Souza compara a Companhia com a história do Lobo e o Menino, para quem não lembra, o menino que era muito mentiroso, sempre anunciava a chegada do lobo nos pastos das ovelhas sem que fosse verdade, até que um dia ninguém mais acreditou no menino, quando de fato, finalmente o lobo apareceu... 
Assim se referiu o vereador Marcio Souza na tribuna da sessão na Câmara de vereadores do dia 18/11.

Impaciente com a incompetência e as inúmeras promessas de melhorias não cumpridas pela Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, anunciadas em Audiências pelo ex-coordenador regional da Corsan, Tarcísio Zimmerman na Câmara de Vereadores em 2013, o vereador Marcio Souza propõe a municipalização do abastecimento de água e recebe apoio de muitos Vereadores.

Corsan diz fechar o saldo sempre negativo 

O vereador Marcio Souza informa que Gravataí está dentro dos 20% das Cidades do Rio Grande do Sul que dão lucro efetivo para a Corsan, e nem assim recebe o mínimo de atenção e investimento necessários para sanar o desabastecimento de água na Cidade.

Falta de Planejamento e Investimento 
Marcio brinca que a manchete da Empresa nos jornais da Cidade deveria ser - "Corsan trabalha para ampliar o desabastecimento de água em Gravataí". 

Nesta ultima falta de água, além dos bairros habituais faltou água no centro da cidade, e a empresa terceirizada que estava realizando obras na linha de abastecimento, demonstrou não ter capacidade para realizar os trabalhos, pois foi capaz de errar a direção onde seria feito a obra, levando canalização com tamanho diferente da tubulação reparada, deixando vários bairros da cidade sem água por cerca de três dias, demonstrando total falta de gestão, planejamento e respeito com a população.

Rios Gravataí e Sinos 
A situação se agrava frente informação estatística de que os rios que abastecem a Região Metropolitana (Gravataí e Dos Sinos) figuram entre os 5 mais poluídos do país. Se nada for feito agora, entre oito ou dez anos a crise será não sobre a capacidade de captação e volume de tratamento como é hoje, mas sobre a inexistência de água para captar e tratar.

Melhorias no Ecossistema do Rio Gravataí 
1. Fiscalização sobre a poluição industrial despejada in natura nos Rios sem qualquer tipo de tratamento;

2. Construção da Barragem no rio Gravataí, para quando houver estiagem o leito esteja sempre no nível apropriado para captação de água;

3. Recriar a sinuosidade natural do rio Gravataí em Cachoeirinha, que em época de escassez represava a água, o que foi eliminado nos meados dos anos 60 para tornar o rio navegável.

Governo Federal
O Vereador destaca também, a falta de uma atitude enérgica do Governo Federal para com o desmatamento da Amazônia que nos últimos 2 meses, em relação ao ano passado, quadruplicou a devastação de sua vegetação, assim desumidificando o ambiente, gerando em várias partes do pais, como em São Paulo a escassez de chuvas e a falta de água.

Partido Verde 
Como Presidente Estadual do PV/RS, o vereador Marcio Souza, informou que o Partido Verde só irá compor com governos, tanto em âmbito estadual como municipal, se estes tiverem interessados em executar ativamente a preservação do meio ambiente e combater a crise da água.

O Partido Verde - RS irá apresentar um projeto, para o governo do estado e para o município de Gravataí chamado "Selo Verde", que autentica a administração pública que realizar uma serie de ações que preservem o meio ambiente e que garanta a recuperação dos nossos recursos hídricos, com 28 medidas de preservação do meio ambiente, e entre elas, o aumento da cobertura florestal, preservação dos recursos hídricos, tratamento de esgoto, transporte fluvial e o reflorestamento das matas ciliares bem como a preservação das nascentes, para que possamos então, com o "Selo Verde", trazermos qualidade de vida e sobre tudo atrairmos turistas, tendo a divulgação do “Estado Verde” do RS, como atrativo, gerando recursos para o investimento em áreas importantes.

Ainda este mês e no inicio de dezembro, o vereador Marcio Souza estará em Minas Gerais para participar do V Congresso de Gestão Ambiental e na Câmara Federal em Audiência Pública sobre a Crise da Água no Brasil, para aprimorar o conhecimento e orientação para procedimentos necessários, buscando recursos para adequar as necessidades de nosso Município aos novos tempos.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

VEREADOR MARCIO SOUZA EM AÇÃO - Saúde

Na tarde desta segunda-feira, 17/11, o vereador Marcio Souza esteve com o Secretário de Saúde, Jones Martins.
Na ocasião o Vereador além de levar ao Secretário questões especificas sobre o atendimento à duas crianças, aproveitou para encaminhar outras demandas da população. O Secretário muito solicito para com os encaminhamentos, aproveitou para fazer um balanço das ações da Secretaria, referente as melhorias na área da saúde para atender de forma qualificada as necessidades da população. 
Em relato ao vereador Marcio Souza referiu-se a instalação da 1ª UPA de Gravataí, localizada na parada 74, bem como outras unidades que serão construídas no Município no intuito de desafogar o hospital Dom João Becker. Ao cumprimentar o Secretário Jones Martins pelo retorno a frente da Secretaria Municipal de Saúde, o Vereador colocou-se a disposição para eventuais encaminhamentos junto a Câmara de Vereadores  que facilitem o atendimento da população.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

VEREADOR MARCIO SOUZA ANUNCIA CRUZADA CONTRA A FALTA D'ÁGUA E A PRESERVAÇÃO DOS RIOS DO RIO GRANDE DO SUL



Nem chegamos no verão e a falta de água nas casas em Gravataí já começa a dar sinais de repetição do episódio lastimável, que deixou a população desta cidade sem este recurso em mais de 10 dias seguidos em dezembro de 2013. 

O vereador Marcio Souza, em sessão do  dia 13/11, retoma a cobrança à Corsan, sobre as promessas de investimentos da Companhia, para melhorias no abastecimento de água para a população de Gravataí e propõe uma verdadeira cruzada juntamente com os Vereadores e o Deputado do PV/RS, onde se faz necessário amplo debate construindo ações efetivas para que o Rio Grande do Sul não vivencie a exemplo de São Paulo, realidade calamitosa da falta d'água.

A situação se agrava frente a informação estatística de que os rios que abastecem a Região Metropolitana (Gravataí e Dos Sinos) figuram entre os mais poluídos do país.
Se nada for feito agora, entre oito ou dez anos a crise será não sobre a capacidade de captação e volume de tratamento como é hoje, mas sobre a inexistência de água para captar e tratar.

O Partido Verde, agora com representação Estadual, onde elegeu o seu 1º Deputado Estadual, na figura do seu Presidente Estadual, vereador Marcio Souza irá liderar uma cruzada em defesa do meio ambiente e a defesa da vida no Estado do Rio Grande do Sul, ocupando-se principalmente da falta de água, onde apresentará formas sustentáveis de utilização e preservação," com leis estadual e municipais criando um marco regulatório, não descansando até tornar está questão, tão relevante para a vida, em questão popular, sanada e equilibrada com o meio ambiente",afirma o vereador.
Ainda este mês estarei indo a minas gerais no V congresso de gestão ambiental para aprimorar nossos conhecimentos e procedimentos, adequando as necessidades de nosso município. 

São Paulo assiste ao encolhimento de sua economia pela falta de água, água esta que será estratégica para qualquer nação em trinta anos.

 "...Irei a qualquer parte deste País ou deste planeta para buscar subsídios e tratar deste assunto e das questões relevantes ao bem comum à sociedade e ao meio ambiente..." 

O debate nesta casa parlamentar não pode se ater a quem é melhor ou pior que o outro, mas sim na qualificação do debate onde nós possamos todos sermos protagonistas levantando questões para o bem da população em geral, pois, voltando ao tema, sem água não há vida! 




sábado, 15 de novembro de 2014

terça-feira, 11 de novembro de 2014

VEREADOR MARCIO SOUZA É ELEITO VICE-PRESIDENTE NACIONAL DA UVB


Na tarde desta terça-feira, 11/11, os Vereadores Fred Pinho, Tanrac, Nadir Rocha, Roberto Andrade, Juarez Souza, Beto Pereira e Marcio Souza, utilizando recursos próprios, estiveram representando a Câmara de Vereadores de Gravataí no Congresso Brasileiro de Vereadores promovido pela União dos Vereadores do Brasil - UVB, na cidade de Canela, para decidirem os novos representantes da Executiva Nacional da UVB, aprovação do novo Estatuto e da prestação de contas aos seus filiados. 

A reunião contou com a presença de Vereadores de todo o Brasil, onde o vereador Marcio Souza, foi eleito Vice-Presidente Nacional da UVB, reconhecimento este, a qualidade do trabalho do Vereador em prol da população de Gravataí e sua contribuição nacional para a qualificação dos mandatos dos Vereadores do País.

O vereador Marcio Souza será empossado no inicio de dezembro na Marcha dos Vereadores em Brasília-DF. O convite e a eleição de Marcio Souza revelam o aumento da importância política da cidade de Gravataí bem como, a crescente influência politica do Vereador em âmbito Nacional e Estadual, pois além de eleito Vice-Presidente Nacional da UVB e atual Presidente do PV/RS, acabou de eleger o primeiro Deputado Estadual verde no RS, contrariando todas as apostas.











quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL ALERTA HOMENS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PRÓSTATA

Fonte: novembroazul.com.br / globo.com
Agora entramos no Novembro Azul, o mês da prevenção do câncer de próstata, uma glândula exclusiva do gênero masculino. O principal exame para detecção da doença é o famoso exame do toque retal, que afugenta grande maioria dos homens.

Segundo dados Instituto Lada a Lado Pela Vida, mais de 12 mil brasileiros podem morrer em 2014 em decorrência do câncer de próstata, para alertar quanto à gravidade da doença e a necessidade do rastreamento precoce da doença. Contudo, esse tema envolve questões delicadas no imaginário de muitos homens, que se deixam levar pelo preconceito criado em torno do exame de toque.

Especialistas apontam que é necessário, sim, fazer o exame para detectar o problema desde o início. Quando isso acontece, as chances de cura são muito maiores, cerca de 90%. O exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade, faixa etária em que começa a aumentar a incidência da doença.

Agora, se há histórico de outros casos na família ou sintomas como dificuldade de urinar ou dores, não perca tempo! Procure um urologista para fazer o exame de toque, podem ainda ser solicitados outros exames: o exame de sangue para dosar o PSA (antígeno prostático específico) ou uma biópsia guiada por ultrassom transretal.

O que é a próstata?
É uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa de 25 a 30 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função é produzir 70% do esperma. 

Fatores de risco 
  • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos). 
  • Histórico familiar. 
  • Raça (maior incidência entre os negros). 
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos. 
  • Sedentarismo. 

Tratamentos
O tratamento depende do estágio do câncer de próstata e das características de cada paciente. As opções mais comuns são: Vigilância ativa
Cirurgia
Radioterapia Terapia hormonal Quimioterapia
Ultrassom concentrado de alta intensidade

Atividade Física
Várias pesquisas demonstraram diferenças nos homens ativos quando comparados comsedentários no aparecimento e cura desse problema. Chegou a 30% a porcentagem dediminuição de morte pelo câncer em indivíduos ativos. Mesmo as pesquisas em animais demonstraram que o exercício físico regular diminuiu o crescimento de tumores digestivos e outros, estabelecendo um verdadeiro efeito protetor contra vários tipos de câncer. Outra boa noticia é que aHiperplasia Benigna da Próstata teve quase 60% a menos de chance de ocorrer nos indivíduos mais ativos fisicamente antes dos 65 anos, isso passando a acontecer só com mais idade.

Segundo Stacey Kenfield grande pesquisador da Universidade de Harvard e do Centro de Pesquisas do Hopsital Brigham and Women’s Hospital, ambos de Boston, os portadores de câncer de próstata, depois de serem diagnosticados, ao fazerem no mínimo 15 minutos diários de exercícios aeróbicos moderados, como caminhadas, corridas e ciclismo, tiveram mudança positiva na qualidade de vida. Funcionou como verdadeira química antidepressiva, comum nesses casos. Mais tempo de atividades físicas e mais intensas, como no trote, isto é mais de três horas por semana, foi importante na prevenção desse tipo de câncer, como também na saúde em geral, como já sabemos.

Mais detalhes em: novembroazul.com.br


Não seja vítima do preconceito, Faça o exame!