FICHA LIMPA ESTRÉIA DEIXANDO
CANDIDATURAS PENDENTES
Fonte: Diário Gaúcho/ set. 2012
Marcada pela estréia da lei da Ficha Limpa, a corrida eleitoral deste ano já pode ser classificada como a "eleição dos tribunais". Aprovada no Congresso sob forte pressão popular, a nova regra surgiu como uma esperança de moralizar a politica brasileira. Entre os gaúchos, 65 políticos tiveram registros indeferidos por conta da Ficha Limpa. Mais da metade, conforme estimativa do TSE, recorreu e segue na briga. Ou seja, todos esses candidatos, mesmo pendurados, continuam em busca de votos, pois, se nada mudar até o dia da eleição, terão suas fotos nas urnas e poderão até ser eleitos, mesmo que depois sejam impedidos de assumir. É o caso do deputado estadual Daniel Bordignon (PT), que já havia sido proibido de concorrer em 2008. Sua foto apareceu na urna confundindo o eleitor propositalmente. Bordignon tenta mais uma vez concorrer a Prefeito de Gravataí e utilizando deste artificio para confundir o eleitor com sua foto na urna. O cientista politico Marco Antonio Carvalho Teixeira - afirma - por este motivo, com o passar do tempo, a lei deverá sofrer ajustes. Por enquanto, não há outro remédio senão o voto consciente. Pesquise e se informe!
Em Gravataí vigora a lei n°3.096/2011, de autoria do vereador Marcio Souza, que estabelece regras rígidas para a ocupação de Cargos em Comissão, também nominada, de Lei Ficha Limpa, impedindo que ocupe cargos públicos CC's que tenham sido condenadas pela justiça por crimes ou improbidades em âmbito de 2°Grau, em consonância a Lei eleitoral vigente.
Como saber se um candidato está em situação pendente em Gravataí:
Como saber se um candidato está em situação pendente em outras regiões do País:
Entre no link do TSE
(Selecione o Estado desejado e em seguida digite a Cidade)
Para ver a situação do candidato clique no número de postulantes e no nome a ser pesquisado. abaixo da foto dele, você verá a situação de registro. Preste atenção: se estiver escrito "apto" e, logo abaixo, "indeferido com recurso", significa que ele foi impedido, mas recorreu e, enquanto aguarda decisão final, segue em campanha.