FALTA DE ÁGUA EM GRAVATAÍ

Abertura de CPI da Falta de Àgua em Gravataí
Vereador Marcio Souza, indignado com a calamitosa e constante falta de água em Gravataí, e cansado das promessas da CORSAN em resolver o problema, e preocupado com a população que clama pela solução do problema à mais de dez anos, propôs na sessão extraordinária do dia 27/12/13, abertura de CPI para apurar a falta de água em Gravataí. 
No dia 23, do corrente mês, o vereador Marcio Souza propôs ao Prefeito Marco Alba, medidas duríssimas contra a Corsan, sugerindo Decreto de Calamidade Pública em nossa Cidade, caso não fosse normalizado o abastecimento na Cidade, onde este foi acolhido e decretado pelo prefeito Marco Alba.
Após a insistência e pressão do vereador sobre a CORSAN, a Companhia Riograndense de Saneamento começou a enxergar a Cidade, que esta dentro dos 20% dos Municípios gaúchos que mais dão lucro para a Empresa, onde passou a realizar alguns investimentos para aumentar o fornecimento de água com uma nova captadora deste recurso no rio Gravataí. 
(Fato este importante, promovido pelo vereador Marcio Souza com a ameaça de CPI, que evitou o episodio assombroso de dezembro de 2013, onde a população chegou a ficar mais de 10 dias sem água.)

A nova desculpa da Corsan para os desabastecimentos que vem ocorrendo desde novembro do ano passado, é o rompimento de adutoras, estas com mais de 40 anos, praticamente sucateadas pelo tempo onde estes fatos se tornaram mais frequentes devido o aumento da pressão da água. 
O vereador Marcio Souza propõe a municipalização do abastecimento de água e recebe apoio de muitos Vereadores e anunciado pelo prefeito Marco Alba em janeiro de 2015, que deverá ser apresentado ainda em abril deste ano.
Prefeito assina decreto de calamidade por falta de água na Cidade
  1. Água no fim do cano
  2. Estado de calamidade pública
  3. CPI da falta de Água
  4. Com o Prefeito Marco Alba
  5. Nas pegadas da Corsan
  6. População cansada
  7. Algumas melhorias devido ao embate do Vereador com a Corsan
  8. Mais melhorias devido a pressão do vereador Marcio Souza com a Corsan
  9. Pressão do Vereador dando resultado
  10. CPI da Falta de Água em Gravataí dá os primeiro resultados
  11. Pressão política que dá resultado
  12. Verdadeira cruzada contra a falta de água
  13. O menino e o lobo da Corsan
  14. Buscando soluções para a falta de água
  15. Fiscalizando serviços da Corsan
  16. Jornal de Gravataí


MINISTÉRIO PÚBLICO MP diz que Corsan terá que pagar R$500 mil de indenização por falta de água em Gravataí


Vereador Marcio Souza no Congresso Nacional na busca de melhorias para a falta de água em Gravataí: Convidado para participar de Audiencia Pública na Câmara Federal

Buscando Avananço na Esfera Federal para sanar o desabastecimento de água em Gravataí



Rios Gravataí e Sinos 
A situação se agrava frente informação estatística de que os rios que abastecem a Região Metropolitana (Gravataí e Dos Sinos) figuram entre os 5 mais poluídos do país. Se nada for feito agora, entre oito ou dez anos a crise será não sobre a capacidade de captação e volume de tratamento como é hoje, mas sobre a inexistência de água para captar e tratar.

Melhorias no Ecossistema do Rio Gravataí 
1. Fiscalização sobre a poluição industrial despejada in natura nos Rios sem qualquer tipo de tratamento;

2. Construção da Barragem no rio Gravataí, para quando houver estiagem o leito esteja sempre no nível apropriado para captação de água;

3. Recriar a sinuosidade natural do rio Gravataí em Cachoeirinha, que em época de escassez represava a água, o que foi eliminado nos meados dos anos 60 para tornar o rio navegável.

Governo Federal
O Vereador destaca também, a falta de uma atitude enérgica do Governo Federal para com o desmatamento da Amazônia que nos últimos 2 meses, em relação ao ano passado, quadruplicou a devastação de sua vegetação, assim desumidificando o ambiente, gerando em várias partes do pais, como em São Paulo a escassez de chuvas e a falta de água.

Partido Verde 
Como Presidente Estadual do PV/RS, o vereador Marcio Souza, informou que o Partido Verde só irá compor com governos, tanto em âmbito estadual como municipal, se estes tiverem interessados em executar ativamente a preservação do meio ambiente e combater a crise da água.

O Partido Verde - RS irá apresentar um projeto, para o governo do estado e para o município de Gravataí chamado "Selo Verde", que autentica a administração pública que realizar uma serie de ações que preservem o meio ambiente e que garanta a recuperação dos nossos recursos hídricos, com 28 medidas de preservação do meio ambiente, e entre elas, o aumento da cobertura florestal, preservação dos recursos hídricos, tratamento de esgoto, transporte fluvial e o reflorestamento das matas ciliares bem como a preservação das nascentes, para que possamos então, com o "Selo Verde", trazermos qualidade de vida e sobre tudo atrairmos turistas, tendo a divulgação do “Estado Verde” do RS, como atrativo, gerando recursos para o investimento em áreas importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário