terça-feira, 17 de novembro de 2009

Marcel Frison e Ataide Oliveira

Ataíde Ramos de Oliveira, 59 anos, é casado, pai de sete filhos e avô de sete netos. É natural de Santo Antonio da Patrulha, mas foi em Gravataí, cidade que o acolheu nos últimos 30 anos, onde formou seu caráter público e ratificou seus pricípios humanísticos e socialistas. Sua história política iniciou na militância sindical, na busca por melhores condições para todos trabalhadores meta-lúrgicos, época em que esta classe de trabalhadores representou a referência para todos aos demais no País, sendo um dos fundadores da Central Única dos Traba-lhadores – CUT, no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, foi membro da oposição metalúrgica em Porto Alegre.
Fundou juntamente com outros companheiros, em 1981, o Partido dos Trabalhadores, em Gravataí. Neste mesmo ano, assumiu função na 1ª Executiva do partido. Elegeu-se vereador na primeira legislatura do PT, em 1988, sendo um dos primeiros companheiros a alcançar um cargo eletivo em Gravataí, pelo PT. Foi também fundador do 1º Conselho Tutelar e candidato à vice-prefeito, em 1992, abdicando da reeleição certa a vereador, para construir o Partido. Em 1996 elegeu-se vereador novamente, com uma bela votação. Concorreu ainda a Deputado Federal, sendo o mais votado em toda cidade, em 1998, fortalecendo ainda mais o PT.
Sua trajetória partidária está ligada à luta pelos direitos dos trabalhadores e das crianças e adolescentes. Militante histórico do PT, participou de diversas campanhas e dos três primeiros governos do Partido, na cidade. Já administrou o Departamento de Esportes Municipal, sendo, inclusive, o idealizador da Secretaria de Esportes. Também exerceu as funções de Secretário de Governo e por fim foi Coordenador da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON, até 2008.
Ataíde é um companheiro que tem na sua trajetória a história da construção do PT e da luta popular e sindical.
A luta incansável pela democracia partidária, com participação de todas as correntes e militantes nas discussões, das decisões e rumos do partido é uma luta de quase 30 anos, que aqui em Gravataí, infelizmente está ficando apenas na memória dos militantes.
Queremos um partido dirigente, sem exclusão e sem dono, com a participação real dos filiados ao PT, que sejam chamados a decidir e não apenas para aplaudir as decisões tomadas por quem se acha acima das bases militantes do Partido dos Trabalhadores. Por isso companheiros e companheiras, queremos contar com a tua participação, não apenas agora no PED (Processo de Eleição Direta do PT), mas durante todo o nosso mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário