quarta-feira, 9 de junho de 2010

Homenagem a QI salientou a contribuição da escola para a Cidade

A Sessão Solene em homenagem a QI - Escolas e Faculdades, evento proposto pelo vereador Marcio Souza (PT), foi marcada por emocionantes agradecimentos a contribuição da escola ao desenvolvimento do ensino da cidade de Gravataí. “Os 20 anos do nascimento das Escolas QI, também contam uma história lúdica, de como um sonho de afirmação pessoal e profissional distingui-se dos demais, ao firmar simbioticamente um ideal de inclusão social, crédito a Cidade de Gravataí e, sobretudo a elevação do nível de escolaridade de uma geração de pessoas acostumadas à margem da sociedade, como seu habitat natural”, afirmou Marcio Souza em seu discurso de homenagem.

Marcio Souza salientou a história da escola fundada em 1990. Henrique Antônio Gerstner, nascido em Caxias do Sul e Regina Soares Teixeira, nascida em Gravataí, possuindo formação superior na área de informática que acreditaram no potencial desta cidade e fundaram a QI informática. Dedicação, esforço, persistência e o capital intelectual de seus fundadores, foram os demais ingredientes responsáveis para garantir a sobrevivência do novo empreendimento no seu primeiro ano, apesar de todas as dificuldades inerentes a um novo negócio. Foram oito anos prestando capacitação para funcionários de empresas e para a população de Gravataí como um todo. Em 1996 a QI, aproveitando a mudança na Lei de Diretrizes e Bases da educação, solicitou ao Conselho Estadual de Educação a autorização para ministrar cursos técnicos em Informática e Administração, como forma de qualificar a educação, daqueles que saiam crus do ensino médio para o mercado de trabalho. A licença foi concedida em 1998 e foi a Escola de Gravataí, mais uma vez, a escolhida para sediar os novos cursos técnicos, mesmo já existindo Escolas em outros Municípios do Estado. Confirmava-se então a ligação e opção prioritária da então QI Escola de Educação Profissional, por nossa Cidade.

Em dois anos, de 1998 a 2000 a QI tornou-se referência Gaúcha em Educação Técnica e Profissional, expandindo-se para vários municípios. Destaco-os: Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Alvorada, Viamão, Guaíba e Bento Gonçalves. Esta expansão está diretamente vinculada à eficiente e qualificada educação ofertada pela QI, tendo como base, um seleto corpo de Professores, bem como o profissionalismo como vertebrador da ação empresarial, e o dinamismo como lema institucional e base de seu marketing. Ainda em 2005, um novo patamar foi alcançado, tendo mais uma vez Gravataí como palco. Foi conquistado junto ao MEC, a condição de Faculdade de tecnologia a QI Faculdade de Tecnologia de Gravataí foi inaugurada, garantindo aos alunos da cidade de Gravataí e de todo o Estado, Educação Superior Tecnológica, em tempo reduzido e de qualidade diferenciada, direcionado aos cidadãos e cidadãs que necessitam de formação superior focado no mercado de trabalho.

A QI, tendo iniciado em Gravataí, cresceu transformando-se em uma das maiores instituições de ensino do estado do Rio Grande do Sul, estando presente no cotidiano de várias cidades, possuindo hoje 13 sedes, sendo duas em nossa Cidade com mais de treze mil alunos matriculados entre todas as unidades. Parabenizando a equipe da faculdades QI Marcio Souza desejou “vida longa a instituição originada de um belo sonho, que formou dezenas de milhares de homens e mulheres que já contribuem para a construção de um Brasil forte, trabalhador, soberano, em franco desenvolvimento, que hoje é respeitado pela comunidade internacional e que acaba de crescer acima de 9% em sua economia no primeiro trimestre do ano de 2010. Por fim, quero afirmar, que aquele que ilumina uma existência com o saber, ilumina toda a humanidade”, acrescentou Marcio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário