O Projeto foi selecionado pelo Programa Bolsa FUNARTE de Circulação Literária. Trata-se de uma iniciativa de cunho cultural e literária que distribui livros do “Menino Mestre e o Rei Zumbi”, que aborda a temática afro brasileira, para alunos e educadores da rede pública de ensino.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
“Menino Mestre e o Rei Zumbi”
O Projeto foi selecionado pelo Programa Bolsa FUNARTE de Circulação Literária. Trata-se de uma iniciativa de cunho cultural e literária que distribui livros do “Menino Mestre e o Rei Zumbi”, que aborda a temática afro brasileira, para alunos e educadores da rede pública de ensino.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
Aluno é condenado por bullying em Belo Horizonte.
SÃO PAULO - Um aluno da 7ª série do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte (MG) foi condenado por prática de bullying contra uma colega de classe. A indenização, fixada pelo juiz Luiz Artur Rocha Hilário, da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, é de R$ 8 mil. A decisão é em primeira instância e ainda cabe recurso.
A estudante disse que, em pouco tempo de convivência escolar, o menino começou a lhe colocar apelidos e fazer insinuações sobre a sua sexualidade. Ela afirmou ainda que procurou a coordenadora da 7ª série e que seus pais chegaram a conversar na escola, mas não tiveram respostas.
Além de indenização por danos morais, a estudante requereu a prestação, pela escola, de uma orientação pedagógica ao adolescente. Para o magistrado, no entanto, não se deve impor ao colégio a orientação pedagógica de aluno. "O exercício do poder familiar, do qual decorre a obrigação de educar, segundo o artigo 1.634, inciso I, do Código Civil, é atribuição dos pais ou tutores", ressaltou.
O representante do colégio declarou que todas as medidas consideradas pedagogicamente essenciais foram providenciadas. Os pais do menino afirmaram que há uma "conotação exagerada e fantasiosa" à relação existente entre os menores. Salientaram que brincadeiras entre adolescentes não podem ser confundidas com a prática do bullying. Afirmaram que o menor, após o ajuizamento da ação, começou a ser chamado de "réu" e "processado", com a pior conotação possível.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
Vamos acabar com as "brincadeirinhas" que machucam a alma!
As simples “brincadeirinhas de mau-gosto” de antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma ação muito séria.
Causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes.
Bullying, Não é Brincadeira, violência escolar não tem graça!
É comum o AGRESSOR justificar suas maldades como brincadeira e com isso defender-se de possíveis punições, para assim continuar agindo.
Vamos combinar:
Ofensa não é brincadeira!
Intimidação não é brincadeira!
Mentir com intuito de ferrar alguém, não é brincadeira
Brincadeira só existe se nos faz rir, se desperta bons sentimentos e bons momentos!
vamos acabar com esta triste brincadeira
Se o maior trunfo do bullying é agir à espreita o melhor trunfo para combatê-lo é fazê-lo sair das sobras.
Como?
Através do conhecimento,
do reconhecimento que ele existe
e de regras para evitá-lo.
A Campanha “Bullying, Não é Brincadeira – violência escolar não tem graça”, promovida pelo gabinete do vereador Marcio Souza, coloca a disposição conteúdos informativos, através da web, de materiais gráficos e palestras, informações para que a sociedade aprenda identificar e municiar pais, professores e alunos com práticas e ações para combater este mal e promover uma “Cultura para a Paz”!
Acesse nosso blog: http://ensinandopaz.com.br e ajude acabar com as BRINCADEIRINHAS QUE MACHUCAM A ALMA!
sexta-feira, 15 de abril de 2011
RITA X ELIEZÉR - Quem está falando a verdade sobre a escola técnica de Gravataí?
Confira a entrevista no link abaixo
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=177986&channel=232
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Assista Paulo Adriane em Gravataí
terça-feira, 12 de abril de 2011
VEREADOR MARCIO SOUZA FAZ ALERTA
Alerta que se continuar assim, em breve poderão acontecer tragédias semelhantes como a de Realengo no Rio de Janeiro.
Este tema deve ser tratado com a seriedade devida, para que depois não choremos cinicamente as vítimas do descaso governamental!