sexta-feira, 26 de junho de 2015

ATENÇÃO PRÉ-SELECIONADOS NO PROUNI 2015

O estudante pré-selecionado na primeira chamada, deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição até a próxima segunda-feira, dia 29 de junho.
Quem for pré-selecionado na segunda chamada tem do 6 a 10 de julho para checar as informações.

SEGUNDA CHAMADA DO PROUNI
O resultado da segunda chamada sairá em 6 de julho e os candidatos devem fazer a consulta do resultado no site do programa.


O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos, onde serão oferecidas 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.
O vereador Marcio Souza, como Assessor Especial do Ministério da Educação em 2005, integrou o grupo de trabalho que criou o Programa Universidade para Todos - PROUNI, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes em todo o Brasil.

Sonhar é muito bom, realizá-lo é espetacular!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

ATENÇÃO PARA AS NOVAS REGRAS PARA SE APONSENTAR

Já está valendo a nova regra para o cálculo de aposentadoria, chamada 85/95. Agora para ter o direito ao benefício integral, o trabalhador deve somar o tempo de contribuição e a idade, 85 anos para mulheres e 95 anos para homens. A medida provisória também prevê que a partir de 2017, este cálculo será acrescido de um ponto a cada dois anos, até 2019. Daí por diante, um ponto a cada ano até chegar a 90 anos para mulheres e 100 anos para homens, em 2022. 
Mas atenção, a nova regra ainda poderá sofrer algumas mudança, pois passará pelo Congresso Nacional, que tem até 120 dias para aprova-la definitivamente.

Mais informações acesse o site do Correio de Gravataí/regras para aposentadoria

quarta-feira, 17 de junho de 2015

PROUNI ABRE INSCRIÇÕES

As inscrições para bolsas do Prouni - Programa Universidade para Todos do segundo semestre de 2015 começaram nesta terça-feira (16) e ficam abertas até quinta-feira (18).
O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos, onde serão oferecidas 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%. 

CRITÉRIOS PARA BOLSAS DO PROUNI
Nesta edição, somente poderá se candidatar ao processo seletivo do Prouni o candidato que tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação.

O candidanto também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:

- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

- ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;

- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;

- comprovar deficiência;

- ser professor da rede pública de ensino em exercício.

O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.

CRONOGRAMA DO PROUNI
O processo seletivo do Prouni será constituído de duas chamadas sucessivas.

Os resultados dos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no dia 22 de junho na primeira chamada e no dia 6 de julho na segunda chamada.

O estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada.

No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
Fonte: g1.globo.com/


O vereador Marcio Souza, como Assessor Especial do Ministério da Educação em 2005, integrou o grupo de trabalho que criou o Programa Universidade para Todos - PROUNI, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes em todo o Brasil.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Prouni.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

200 BOLSAS GRATUITAS PARA O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA EM GRAVATAÍ

A unidade da QI Gravataí irá disponibilizar 200 bolsas para o curso Técnico em Informática, 100% gratuitas, através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional - SISUTEC.

Podem participar jovens e adultos que tenham realizado o ENEM 2014, e cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 29/06 até o dia 03/07, através do site (sisutec.mec.gov.br) ou no site da Instituição (qi.edu.br).

segunda-feira, 8 de junho de 2015

INFORME PÚBLICO - VEREADOR MARCIO SOUZA


ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O SISU 2015

A partir de hoje, 8 de junho, estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até 23h59 desta quarta-feira, dia 10 e devem ser feitas pelo site oficial do programa.

O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o ENEM em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.


Para inscrições e mais detalhes clique AQUI.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

Calendário
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Até as 23h59 desta quarta, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.  

Fonte: http://g1.globo.com/

sexta-feira, 5 de junho de 2015

POR UM PLANETA MELHOR




Atualmente, a grande preocupação da humanidade a longo prazo é a crescente e nociva degradação do meio ambiente ocasionadas pelas práticas humanas nada sustentáveis, em especial o desenvolvimento econômico predatório. A destruição constantes do habitat, por meio do desmatamento e a poluição de áreas cada vez mais abrangentes em especial os recursos hídricos, colocam em risco a vida de toda a flora e a fauna e mesmo a existência humana.

Em nosso Município, o Rio Gravataí, é o 5º mais poluído do Brasil. Não podemos deixar que nossa Cidade vivencie o drama da falta de água ocorrido em vários pontos do Brasil em especial a crise hídrica vivenciada pelo moradores das cidades do São Paulo.

Por fim, eu, vereador Marcio Souza e o PV Gravataí, iremos apresentar um conjunto de Leis, para a Cidade, que tratem as edificações e toda a estrutura urbana de forma a facilitar a preservação e o uso sustentável. Este é o meu compromisso com o futuro da humanidade e de nossa Cidade!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

PAULO PAIM E O CONVITE DO PARTIDO VERDE

Em Brasília-DF, o recém empossado membro da executiva nacional do Partido Verde, o presidente estadual do PV gaúcho, vereador Marcio Souza, juntamente com o presidente nacional dos verdes, o deputado federal Luiz Penna, convidam o grande defensor dos direitos humanos, social, trabalhista e dos aposentados, o senador de maior destaque do Rio Grande do Sul, Paulo Paim a fazer parte das fileiras do Partido Verde. Nos próximos dias o Partido Verde apresentará um projeto para o senador Paulo Paim, que engloba a ampliação do Partido no Rio Grande do Sul estruturando uma base política potente para dar apoio e sustentação política ao Senador.
"Ficamos muito contentes com o desdobramento da conversa!" - disse Marcio Souza

terça-feira, 2 de junho de 2015

INFORME PÚBLICO - VEREADOR MARCIO SOUZA

Aberta as inscrições para o contrato emergencial de professores em Gravataí, com vagas para Especialista em Educação – Supervisor Escolar, Professor de Educação Especial – Deficiência Intelectual, Professor de Educação Especial – TGD, Professor de Libras – Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental e Professor de Séries Finais – Língua Inglesa.

As inscrições devem ser feitas do dia 1º a 10 de junho na SMED, (Avenida Ely Corrêa, 675, Bairro Parque dos Anjos, 3° andar, das 09h às 12h e das 13h às 18h). Para mais informações acesse o edital
clicando AQUI.