quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Homenagem para a Escola Santa Rita de Cássia

Ontem, dia 10 de novembro, a Câmara de Vereadores de Gravataí realizou Sessão Solene em homenagem aos 23 anos da Escola Municipal de Ensino Médio Santa Rita de Cássia. A solenidade, proposta pelo vereador Marcio Souza (PT), foi realizada nas dependências da Escola Rua Florianópolis, 350 – Bairro COHAB A.
O vereador Marcio relembrou fundação da escola Santa Rita em maio do ano 1988, localizada a época, na Rua Santa Fé. Até 1988 funcionava como uma Escola particular que acabou sendo assumida pelo município de Gravataí, o que demonstrava já a sua singularidade e importância. Logo após em 1990, houve uma divisão entre o Ensino Fundamental e Médio, sendo que o fundamental permaneceu na Rua Santa Fé, atual Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, e o médio, foi enviado para um novo endereço, na Rua Gumercindo Cunha, no bairro Vila Branca, tornando-se um anexo da Escola Santa Rita, totalmente independente do ponto de vista de seu processo pedagógico, fator importante para a conquista da soberania administrativa, o que ocorreria a seguir, com a conquista do seu novo prédio.
Em 1998, a Escola muda sua sede para a Rua Florianópolis número 350, no bairro COHAB A, atual endereço. Esta mudança suscitou, não só a conquista do novo prédio, ou a tão esperada independência financeiro/administrativa, como também a implementação do Ensino Fundamental, tornando a Escola, a mais completa da rede municipal de Gravataí, o que por si só demonstraria sua importância. Hoje, a Escola possui o ensino infantil, fundamental e o médio, com diurno e noturno. A grande maioria das famílias possui residências fixas e próprias, sendo que a classe predominante é de pais trabalhadores em setores diversificados da indústria, comércio e construção civil, do setor privado e também por funcionários públicos, possuindo em média o ensino fundamental como grau de escolaridade. Esta característica homogenia da configuração social do bairro fortaleceu o relacionamento e a interação da escola com sua comunidade, elevando esta relação a níveis de verdadeira excelência, tornando o bairro, em um local onde existe tranquilidade, e harmonia, com poucos casos de violência, onde a Escola exerce um papel além muros, sendo muito respeitada e afirmando-se como fator de agregação de toda comunidade.

Após o encerramento da sessão solene, alunos formandos deste ano, agradeceram a possibilidade de estudar na Escola Santa Rita, pois quando o vereador foi secretário de Educação possibilitou a inclusão de portadores de necessidades especiais. Inclusive, com uma sala multifuncional de recursos, atendida por uma psicomotricista. Com pouco investimento, foi garantido a estes e outros estudantes portadores de necessidades especiais que antes se deslocavam para outro município, estudar na cidade onde residem, em Gravataí.
Também estiveram presentes: o ex-prefeito Sergio Stasinski e o conselheiro tutelar Dilamar.
Na foto: Vereador Marcio, Éderson, Rui, Tiago e José Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário