quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO!

O cigarro causa danos à saúde com diferentes tipos de câncer  doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças.


Fumo, atividade responsável por desencadear AVC, infarto agudo do miocárdio e diversos tipos de canceres (da bexiga ao pulmão). Para alertar a população dos principais riscos do tabagismo - principal causa de morte em todo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, - foi criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
A organização estima que um terço da população mundial adulta seja composta por fumantes, o que gera 4,9milhões de mortes todo ano ou 10mil óbitos por diários. No Brasil morrem 120mil pessoas ao ano em decorrência do tabagismo.
Fonte: jornal de Gravataí, pág. 4/ 29 de agosto

A lei Anti-fumo em local fechado, n° 2.958/2010, de autoria do vereador Marcio Souza, proíbe no âmbito do Município de Gravataí o uso de fumígenos (cigarros e assemelhados) em recintos de uso coletivos e sem ventilação (fechados). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 100 pessoas que desenvolvem câncer, 90 são fumantes. Pessoas que constantemente inalam fumaça de cigarros, correm 24% mais risco de enfartar e tem probabilidade 30% maior de desenvolver câncer no pulmão, comparadas com pessoas que não estão expostas a fumaça do cigarro. A lei protege a integridade da saúde dos não fumantes, trazendo respeito e mais qualidade de vida para o cidadão e cidadã de Gravataí.

Leia mais informações e dicas para parar de fumar no link do Jornal de Gravataí - pág 4, abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário