quinta-feira, 11 de abril de 2013

HOMENAGEM AOS 250 ANOS DE GRAVATAÍ NA CÂMARA DE VEREADORES



Em sessão solene realizada dia 11 de abril na Câmara de Vereadores de Gravataí, em comemoração aos 250 anos de nossa Cidade, o vereador Marcio Souza, representando a bancada do PV, formada pelo também vereador, Gerson Rovisco, desferiu um pequeno discurso homenageando o nosso Município. O ato comemorativo contou com a presença do prefeito Marco Alba que recebeu placa comemorativa confeccionada pela Câmara de vereadores de Gravataí em homenagem a Cidade.

Não sou nascido em Gravataí, mas na condição de ter sido acolhido por ela, é necessário lembrar um pouco de sua história.

Nascida às margens de um rio, o nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia conhecida como Gravatá, como é de conhecimento de todos, o que em Tupi-guarani, Gravataí significa Rio dos Gravatás. 
Hoje, com aproximadamente 260 mil habitantes numa área de 497,8 Km² e um PIB de aproximadamente R$ 10 bilhões, Gravataí inicia oficialmente sua história em abril de 1763, com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos. Provida por três estradas estaduais e uma federal, Gravataí está situada no coração do Mercosul, a 22 quilômetros de Porto Alegre e 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.Destaca-se no cenário econômico, combinando crescimento e ampliação da qualidade de vida. O município possui o quarto maior PIB e a sexta maior população do estado. A criminalidade é a mais baixa da região metropolitana, com taxas bem inferiores às de Porto Alegre. 

Cosmopolita, ao mesmo tempo em que mantém a paisagem bucólica das pequenas aldeias, onde os cidadãos se conhecem pelo nome, Gravataí consegue crescer sem deixar de lado os valores sociais que dão esteio aos grandes pólos de desenvolvimento. Atraídas pela qualificada mão-de-obra, grandes empresas têm optado por instalar aqui, seus modernos parques industriais. Além de forte vocação industrial, com destaque ao pólo automotivo, os setores do comércio e serviços têm crescido, oferecendo opções de compras aos moradores como a instalação do 1° Shopping da Cidade junto à construção do mais alto edifício comercial no Estado do Rio Grande do Sul, com 44 andares, logo ali na Av. Centenário. 


A expectativa de vida está em torno dos 75 anos, por tanto a cidade de Gravataí que completa seus 250 anos, vivenciou cerca de quatro gerações apenas, de cidadãos e cidadãs que com sua luta, com seu esforço e com sua dedicação, trabalhando, empreendendo, promovendo a arte e a cultura, ensinando, curando, protegendo e administrando a nossa Cidade, produziram um passado que nos orgulhamos de lembrar, exercendo no presente a construção de um futuro luminoso e promissor, que elevará a condição de Gravataí como uma cidade acolhedora, permitindo aos seus cidadãos sonhar com a jubilação, arrancando alegria a todo o futuro! 

Por fim, gostaria de deixar uma frase que expressa uma bela e necessária atitude, 



“De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática.” 
Karl Marx 

Isto é o que deseja para toda a população de Gravataí, na comemoração dos seus duzentos e cinquenta anos, o Partido Verde! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário