terça-feira, 28 de abril de 2009

Moradores do Itatiaia reivindicam direito a moradia

O lar sempre foi muito importante para as pessoas. É nele que guardamos nosso bem mais importante, a nossa família, além de ser onde moramos. A residência está ligada diretamente à idéia de proteção, espaço, segurança; é um bem de raiz. A moradia, por mais simples que possa parecer é nosso porto seguro e representa uma das grandes conquistas de nossa vida.
A possibilidade da perda de nosso lar, causa-nos medos e inseguranças e a eminencia dessa, revolta e insatisfação. Assentados no início da década de 90, quarenta famílias do Parque Itatiaia, estão enfrentando esta dura realidade. Obrigadas a desfazerem-se de seus lares e movidos por estes sentimentos, estão buscando o direito a permanencia em suas moradias, muitas dessas, construídas há quase vinte anos com imensos sacrifícios, trabalho e suor.
A convite dos moradores, Marcio Souza visitou o bairro para conhecer melhor a realidade que encontram-se essas famílias e sensibilizado com as questões apresentadas, sugeriu ações concretas na busca do direito as moradias, e suas sugestões estarão sendo encaminhadas pelo grupo, nos próximos dias e que terão o aporte do vereador e a dedicação de seu gabinete. Na reunião o vereador justificou seu empenho a esta causa e afirmou: “A moradia é um item essencial para que as pessoas tenham a sua qualidade de vida preservada, pois a posse dela nos permite ter esperança em dias melhores o direito ao “lar” é inerente à nossa essência de buscar proteção e segurança. Lutar por estes direitos é garantir a construção de uma sociedade mais feliz e justa, no que for possível estaremos a disposição para juntos forjarmos este sentimento em realidade”.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vila Neila recebe visita de Marcio Souza

20/04 – O Vereador Marcio Souza visitou moradores da Vila Neila que reuniram-se na noite de quinta-feira, no intuito de dar continuidade a Associação do bairro.
A pauta da reunião, além das informações sobre procedimentos para o registro da associação, teve também explanações sobre as necessidades do bairro, saneamento, segurança, educação, infra-estrutura, foram alguns dos itens abordados.
Na ocasião, Marcio enfatizou a importância e a força que tem as sociedades organizadas para conquista de qualidade de vida e colocou-se a disposição sendo um porta-voz das lutas da entidade colocou também seu gabinete a disposição dessa entidade para dentro do possível auxiliá-los em suas demandas.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vereador intercede pelo Projeto Nado Adaptado

À tarde de quarta-feira, 22/04, teve um sentimento de vitória e muita alegria, para pais e alunos do projeto Nado Adaptado. Após reunião realizada na semana passada com o Vereador Marcio Souza, onde pais e alunos relataram as dificuldades encontradas quanto à continuação deste projeto, Marcio agendou audiência com a Prefeita Rita Sanco, para solicitar uma solução possível para este projeto.
Recebidos pela Prefeita, a comissão de pais e alunos mais uma vez reforçou a importância deste projeto e dos benefícios adquiridos pelos alunos, em contrapartida ouviram da própria Prefeita Rita o interesse que a administração tem de realizá-lo, para tanto, relatou que durante o final de semana após solicitação de audiência feita pelo vereador, negociou junto a Direção da Escola de Natação Água Viva, um contrato de prestação de serviços que garantirá a continuação do Projeto Nado Adaptado, projeto este que corria o risco de não acontecer em 2009.
Os alunos que estiveram presentes a audiência comemoraram a conquista com muita alegria e com muita expectativa aguardam o início das alunas, que segundo a Secretária de Educação, iniciará na segunda semana de maio. O Vereador Marcio Souza agradeceu em seu nome e em nome dos pais e alunos a receptividade e a atenção dispensada pela Prefeita e acredita que, “mais do que o papel de legislador, lutar pela igualdade de direitos é papel de todos os cidadãos, e que esta é uma conquista, não só de um grupo, e sim de toda cidade”, afirmou Marcio.
Saiba mais: O Nado Adaptado, que é realizado desde 2001, é um projeto da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola de Natação Água Viva e é direcionado a alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino. As crianças e adolescentes têm aulas de natação gratuitas e a iniciativa visa oportunizar ao aluno com deficiência neuropsicomotora e sensorial a aquisição de mais autonomia e qualidade de vida.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Moção proposta por Marcio Souza é aprovada por unanimidade



O Vereador Marcio Souza inseriu na pauta do dia 16/04 da Sessão plenária da Câmara, MOÇÃO DE APELO ao MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, pela intervenção na UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA, em face a crise financeira pela qual passa a instituição, uma vez que a mesma possui uma de suas sedes neste município e atende inúmeros estudantes desta região.
A moção de apelo, refere-se ao colapso financeiro que vem sofrendo a instituição educacional nos últimos meses, colocando em risco a vida educacional e profissional de inúmeros, alunos e professores que residem neste município e solicita a intervenção imediata do Ministério da Educação na manutenção e permanência desta instituição servirá para dar continuidade ao desenvolvimento da cidade de Gravataí, “A crise financeira que passa a universidade está causando grande apreensão aos alunos e professores que estão sendo afetados diretamente, fato que reflete insegurança e instabilidade na comunidade gravataiense, em todos os segmentos da sociedade”, afirmou o vereador.
A moção foi votada por unanimidade pelos vereadores que concordaram em encaminhar oficio ao Ministério da Educação na pessoa do ministro Fernando Haddad, informando sobre esta moção. Marcio Souza, ao usar a tribuna, agradeceu a união dos legisladores neste momento tão importante e salientou que a defesa deste projeto mostra o compromisso e a responsabilidade política dos vereadores com os interesses dos cidadãos e cidadãs de Gravataí.

Marcio discute assuntos de segurança



O Verador Marcio Souza recebeu na tarde de quinta-feira (16) o Secretário de Segurança Pública Robson Luis para tratar de assuntos ligados a segurança pública. A reunião que ocorreu em espírito cooperativo entre ambos, serviu para a troca de informações e o objetivo de somar forças para a resolução dos problemas a cerca da segurança do município. O vereador afirmou sua total disposição ao executivo, para contribuir no que for necessário para garantia de uma cidade mais segura, colocando-se o Secretário a disposição do mandato.

Marcio Souza recebe pais e alunos do Projeto Nada Adaptado


Na tarde desta quarta-feira (15), o Vereador Marcio Souza recebeu os Pais e Alunos do “Projeto Nado Adaptado” que em reunião, relataram a importância do projeto e os benefícios adquiridos pelos alunos. O Nado Adaptado é um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Escola de Natação Água Viva e é direcionado a alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino. As crianças e adolescentes têm aulas de natação gratuitas e a iniciativa visa oportunizar ao aluno com deficiência neuropsicomotora e sensorial a aquisição de mais autonomia e qualidade de vida.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pronasci foi pauta da reunião do Consepro


O Vereador Marcio Souza foi convidado pela presidência do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Gravataí para explanar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Segurança Cidadã implantado na cidade, o PRONASCI. Em reunião ordinária do Consepro, no dia 8 de abril, para tratar dos problemas relativos a segurança em Gravataí estiveram representadas várias entidades responsáveis pelo assunto no município: Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Governo Municipal entre outras.
O Chefe da Guarda Sr. Sebastião Medeiros, em sua fala informou que “Marcio é hoje a pessoa que mais conhece sobre o assunto em Gravataí”, passando a palavra para o Vereador e saindo da reunião logo depois por problemas de agenda. Marcio Souza na ocasião esclareceu, aos vários representantes de entidades que compõem o conselho presentes na reunião, as dúvidas a respeito da implantação do programa, dos recursos adquiridos e dos projetos desenvolvidos durante o governo anterior e recomendou as ações que deverão ser tomadas para assegurar os recursos para a segunda fase da implantação do Pronasci.
Cursos de qualificação, armamento da guarda municipal e aquisição de equipamentos, já foram implantados pelo projeto que prevê ainda a instalação de 19 pontos de câmeras de monitoramentos junto a locais de maior índice de vulnerabilidade social, insegurança, entradas e principais vias da cidade.
Na mesma ocasião o Vereador Marcio Souza relatou que Gravataí considerada a cidade menos violenta da região metropolitana, poderá avançar ainda mais, pois as ações desenvolvidas pela administração do Prefeito Sérgio Stasinski, garantiram a instalação da sede da 1ª Delegacia Regional, projeto em parceria com o Governo do Estado. Para ser aptos a implantação da Delegacia os municípios deveriam doar uma área para construção em local estratégico. A seriedade, o interesse e a agilidade que o governo anterior bem como da Câmara de Vereadores trataram do assunto, garantiram a aquisição da Delegacia ao município de Gravataí, que será implantada na Cohab B, próxima a Escola Ponche Verde. “ Esta grande aquisição vai garantir melhores condições de segurança e a cidadania de nossos munícipes” acrescentou. Marcio Souza ainda colocou-se a disposição do Consepro para agendar uma reunião com o Ministro Tarso Genro para mais informações sobre o Pronasci.

segunda-feira, 13 de abril de 2009


Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 8 de abril de 2009

A paz é fruto da justiça

A Campanha da Fraternidade 2009 tem como tema "Fraternidade e Segurança Pública".
O Vereador Marcio Souza, por acreditar na importância do tema, esteve em contato com o Bispo Auxiliar do Vicariato de Gravataí, Dom Alessandro Ruffinoni, colocando-se em total disposição para contribuir com a campanha.
"Conclamo aos amigos e amigas, companheiros e companheiras, que acreditam em um mundo mais justo e seguro, para que participarmos da Campanha da Fraternidade, em suas comunidades, nas escolas, em suas famílias. Vamos fazer uma grande corrente para poder garantir de verdade a Paz e a justiça Social."
Marcio Souza
Saiba mais sobre a campanha no site:/www.cnbb.org.br

O Vereador Marcio Souza recebeu em seu gabinete, na tarde de terça, 07/04, a visita da Vice-Presidente do CONSEPRO, Iolanda Schaidaer Rafaeli, que na ocasião convidou-o para a reunião ordinária da entidade que acontece nesta 4ª feira, dia 8, às 19h, na ACIGRA.
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI será a pauta da atividade e o por ter sido Marcio Souza Secretário Municipal de Assuntos Para Segurança Pública (2005) e ter formatado o projeto “Cidade Mais Segura” na cidade de Gravataí e por ter no Ministério da Justiça ter contribuído para a criação do Pronasci, foi convidado para explanar sobre o assunto.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Prefeita reconhece que dívida recebida por sua administração é menor do que a que Stasinski herdou


Em pauta de reunião extraordinária, ocorrida nesta quinta-feira, 2 de abril, na Câmara Municipal, a Prefeita Rita Sanco cumprindo com o que determina a Lei Orgânica municipal, apresentou aos vereadores a prestação de contas do primeiro trimestre de seu governo e as medidas que estão sendo tomadas para o gerenciamento dos assuntos municipais.
O vereador Marcio Souza esteve presente a esta reunião e formulou questionamentos a respeito dos números apresentados pela administração municipal, e solicitou informações a cerca dos percentuais comprometidos com folha de pagamento e sobre o projeto que criará mais trinta e duas turmas de educação infantil.
Rita Sanco ao responder aos questionamentos de Marcio, reconheceu publicamente que os números apresentados pelo vereador são verdadeiros. Em 2004 a dívida herdada pela administração anterior era de 110% sobre o orçamento anual e que esta dívida diminuiu em 2008 para 86% do orçamento anual, portanto, a gestão do Prefeito Sérgio Stasinski conseguiu investir na cidade e ainda entregar a atual Prefeita uma dívida menor do que ele recebeu.
A respeito do comprometimento do orçamento municipal com a folha de pagamento a Prefeita Rita informou que nos últimos doze meses do governo Stasinski ficou em 46,62% da receita e que atualmente este comprometimento, considerado os dois primeiros meses de seu governo é de 50,65% base 2009.
Sobre a ampliação das trinta e duas salas de Educação Infantil a Prefeita esclareceu que estarão sendo somadas, as já existentes dezenove que foram implantadas, com caráter pioneiro, quando Marcio Souza administrava a pasta da Educação Municipal.

45 anos do Golpe Militar



Em Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de terça-feira, 31/03, Marcio Souza fazendo uso da palavra, lembrou o dia 30 de Março de 1964, data em que o Brasil viveu os mais obscuros anos de sua História, o Golpe Militar.
Reavivar a memória dos brasileiros e brasileiras, sobre esse passado recente e os difíceis momentos vividos naquela época se faz necessário, para poder alertar aos jovens e as pessoas que não viveram o horror daqueles dias, do verdadeiro perigo de um governo ditador. Gente que sem ter consciência dos riscos que nosso povo viveu na época, alienadamente fala hoje, em tom de saudosismo, na volta da ditadura como solução para os problemas do Brasil. Pessoas que, não conhecem ou não lembram que neste período, no Brasil e na América Latina, idealistas corajosos, pagaram com sua liberdade e muitos com a vida, porque acreditavam e lutavam para que hoje tivéssemos um estado de direito e liberdade de expressão. Época em que a polícia existia, não para proteger os cidadãos e sim para perseguir a quem discordava das idéias dominantes. Governos que instauraram a corrupção institucionalizada e que hoje graças às conquistas adquiridas através da luta desses heróicos brasileiros, podem ser desnudadas e combatidas. Apesar de atualmente, parecer que a corrupção está disseminada no País, o fato é que os atos de corrupção aparecem porque estão sendo combatidos duramente pelos setores que devem fiscalizar as boas práticas da vida pública, o que era cerceado na época da ditadura.
Portanto devemos saudar a democracia que garante a todo cidadão e cidadã o direito de livre manifestação, saudar a o direito a liberdade de criticar e denunciar os desmandos da vida pública apoiando as visões de mundo e sociedade em que acreditam justos.