segunda-feira, 6 de abril de 2009

45 anos do Golpe Militar



Em Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de terça-feira, 31/03, Marcio Souza fazendo uso da palavra, lembrou o dia 30 de Março de 1964, data em que o Brasil viveu os mais obscuros anos de sua História, o Golpe Militar.
Reavivar a memória dos brasileiros e brasileiras, sobre esse passado recente e os difíceis momentos vividos naquela época se faz necessário, para poder alertar aos jovens e as pessoas que não viveram o horror daqueles dias, do verdadeiro perigo de um governo ditador. Gente que sem ter consciência dos riscos que nosso povo viveu na época, alienadamente fala hoje, em tom de saudosismo, na volta da ditadura como solução para os problemas do Brasil. Pessoas que, não conhecem ou não lembram que neste período, no Brasil e na América Latina, idealistas corajosos, pagaram com sua liberdade e muitos com a vida, porque acreditavam e lutavam para que hoje tivéssemos um estado de direito e liberdade de expressão. Época em que a polícia existia, não para proteger os cidadãos e sim para perseguir a quem discordava das idéias dominantes. Governos que instauraram a corrupção institucionalizada e que hoje graças às conquistas adquiridas através da luta desses heróicos brasileiros, podem ser desnudadas e combatidas. Apesar de atualmente, parecer que a corrupção está disseminada no País, o fato é que os atos de corrupção aparecem porque estão sendo combatidos duramente pelos setores que devem fiscalizar as boas práticas da vida pública, o que era cerceado na época da ditadura.
Portanto devemos saudar a democracia que garante a todo cidadão e cidadã o direito de livre manifestação, saudar a o direito a liberdade de criticar e denunciar os desmandos da vida pública apoiando as visões de mundo e sociedade em que acreditam justos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário