quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

DENGUE, PARA NÃO TER, TEM QUE PREVENIR

Fonte: Jornal de Gravataí - 16/01/14
O aumento das temperaturas e o período de chuvas exigem um maior cuidado na prevenção à dengue no verão. O mosquito Aedes Aegypti (Odioso do Egito), somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus. 

Caso em Gravataí:
O primeiro caso de dengue em Gravataí em 2014 é de uma moradora do Bairro Parque Florido e a doença teria sido contraída durante uma viagem para Rondônia. 

Prevenção e controle:
A Vigilância em Saúde realizou o chamado "bloqueio", medida que prevê vistoria nos pátios, casas e terrenos de residências em um raio de 300 metros da casa onde vive a pessoa infectada pela doença. Após coletas de larvas e analises no laboratório ficou constatado resultado negativo para a existência do mosquito Aedes Aegypti. Ainda na tarde de hoje a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a aplicação de um inseticida por meio de nebulização por Ultra Baixo Volume, conhecido como fumacê, nas casas que dividem o pátio com o da paciente.
Em Gravataí não há casos de pessoas infectadas pelo vírus na Cidade, mas que vêm de outras localidades, e por seguinte contaminam o mosquito transmissor.
Por este motivo todo o cuidado é pouco para prevenir a proliferação do mosquito.

Informações ligue para VIEMSA: 3497-3671

Abaixo alguns cuidados para a prevenção e os sintomas de quem foi picado pelo mosquito infectado:
Fonte: telessaudesp.org.br





Fonte: apabam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário