O Enem é o passaporte para os estudantes de baixa renda ingressarem em um curso superior com bolsa parcial ou totalmente gratuita, através do Programa Universidade Para Todos - Prouni. Programa este, que Marcio Souza como Assessor Especial do Ministério da Educação, em 2005, integrou o Grupo Executivo que discutiu, elaborou e viabilizou o Prouni, sendo o responsável pela busca e adesão de faculdades e universidades privadas ao Programa.
O participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:
- indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
- possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
- atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
- atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.
Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição.
As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são asSecretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.
Para saber quais Secretarias de Estado de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia utilizam o Enem para fins de certificação, clique AQUI.
Para saber mais sobre o ENEM 2015 acesse AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário