sexta-feira, 15 de maio de 2015

ENEM PARA CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

O resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pode ser utilizado pelo estudante, para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio. O ENEM que será realizado em 24 e 25 de outubro, inicia suas inscrições neste mês, dia 25 de maio com algumas mudanças como, taxa de inscrição que subiu para R$ 63,00 e a isenção automática para alunos da rede pública de ensino.
O Enem é o passaporte para os estudantes de baixa renda ingressarem em um curso superior com bolsa parcial ou totalmente gratuita, através do Programa Universidade Para Todos - Prouni. Programa este, que Marcio Souza como Assessor Especial do Ministério da Educação, em 2005, integrou o Grupo Executivo que discutiu, elaborou e viabilizou o Prouni, sendo o responsável pela busca e adesão de faculdades e universidades privadas ao Programa.

O participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:
  1. indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
  2. possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
  3. atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
  4. atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição.

As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são asSecretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

Para saber quais Secretarias de Estado de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia utilizam o Enem para fins de certificação, clique
 AQUI.

Para saber mais sobre o ENEM 2015 acesse AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário