quarta-feira, 31 de março de 2010

Vereadores visitam albergue municipal para conferir denúncia de maus-tratos a idosa

Após a sessão ordinária de terça-feira, 30/03, os vereadores que presidem as comissões de Direito Humanos o Vereador Marcio Souza, da Pessoa Idosa o Vereador Nadir Rocha e da Criança e Adolescente o Vereador Airton Leal, visitaram o Albergue Municipal Hebert de Sousa para averiguar as denúncias feitas em plenário pelo Conselheiro Tutelar Dilamar Soares.

O Conselheiro Tutelar Dilamar descobriu o caso quando ao atender uma diligência no albergue, deparou-se com uma idosa deitada no chão do depósito. Ao saber da história gravou imagens e levou ao conhecimento da Comissão da Pessoa Idosa a qual apresentou a denúncia em plenário. No mesmo dia as comissões estiveram visitando o Albergue para conferir as condições que se encontravam a idosa e dos demais albergados, bem como dos espaços físicos. A partir desta visita os vereadores estão encaminhando as demandas cabíveis a suas comissões e acompanharão o caso.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Legislativo mais próximo do Povo

“Ir onde o povo está” este foi o objetivo alcançado pelo primeiro Gabinete Popular do Vereador Marcio Souza.

Ocorrido na manhã de sábado (27/03), com uma excelente receptividade, o Gabinete Popular recebeu sugestões e reivindicações dos moradores de Morungava, que elogiaram a iniciativa do vereador.

A ação foi tão positiva que muitos moradores já queriam saber quando seria o próximo encontro no bairro, demonstrando assim o quanto a população anseia por um contato mais direto com o poder público e sugeriram que este canal se tornasse permanente com a comunidade.

Sergio Stasinski , ex-Prefeito e ex-Deputado Estadual, também compareceu ao encontro para prestigiar o primeiro Gabinete Popular do Vereador Marcio Souza e aproveitou o clima agradável de acolhimento, para trocar idéias com a comunidade de Morungava.

O próximo encontro já está sendo programado e provavelmente será realizado no bairro Caveira. Mais informações sobre o Gabinete Popular ligue para 3484.8819.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Morungava receberá o Gabinete Popular do Vereador Marcio Souza

O Gabinete Popular do Vereador Marcio Souza (PT), será lançado no próximo sábado 27 de março. Com objetivo de aproximar mais a comunidade gravataiense do trabalho legislativo, o Gabinete Popular é um projeto que foi gestado durante a campanha, amadureceu neste primeiro ano de mandato e inicia sua caminhada, no mês de março de 2010, pelo Bairro Morungava.
Com formato itinerante, os encontros acontecerão periodicamente e percorrerão vários bairros da cidade. A comunidade visitada, além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Vereador, terá a disposição um canal onde os cidadãos poderão sugerir ações e encaminhar reivindicações da região.
O Gabinete Popular também colocará a disposição dos moradores, sua Assessoria Jurídica, para esclarecimento de dúvidas sobre assuntos legais e as entidades comunitárias poderão contar com auxílio, da Assessoria Comunitária do Gabinete do Vereador Márcio Souza, para assuntos organizacionais.
O Gabinete Popular do Vereador Marcio Souza, localizar-se-á nas proximidades do Armazém do Mário e a Escola Estadual São Paulo, no centro de Morungava, das 10h às 12h e em caso de chuva a atividade será transferida para o próximo sábado.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Vereador Marcio Souza prestigiou aniversário do amigo Tarso Genro

A festa de aniversário de Tarso Genro, pré-candidato do PT ao Piratini, que aconteceu dia 20 de março, no centro de eventos do estádio Beira-Rio, reuniu mais de mil pessoas. O vereador Marcio Souza esteve presente a festa, e fez questão de levar seu abraço ao amigo.
A amizade entre Tarso Genro e Marcio Souza, se estreitou desde o período que Marcio foi assessor de Tarso em Brasília, em 2003. "Por dois anos convivi diariamente com Tarso. Aprendi muito com ele e tenho o privilégio de hoje te-lô não só como companheiro de partido e sim como um grande e precioso amigo."
Marcio compareceu a festa acompanhado dos amigos Sérgio Stasinski (ex-Prefeito e ex-Deputado Estadual) e do vereador Cau Dias e de seus assessores de gabinete.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Trabalhadores poderão usar FGTS em consórcio imobiliário

Trabalhadores poderão usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para liquidar e pagar parte das prestações de consórcios imobiliários, a partir desta quinta-feira. A medida foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS no final do ano passado e regulamentada pela Caixa Econômica Federal esta semana.
A instituição lembra que o trabalhador já pode usar o saldo da conta vinculada para complementar a carta de crédito e para composição de lance. Para essas modalidades, as regras são as mesmas.

Segundo a Caixa, o trabalhador interessado em usar o saldo da conta vinculada deve procurar a administradora de seu consórcio, que tomará as providências necessárias.

O novo serviço estará disponível para trabalhadores inscritos em consórcios que já tenham sido contemplados com a carta de crédito e adquirido o imóvel. Para ter direito ao benefício, é preciso observar algumas regras. É necessário que o imóvel adquirido seja localizado onde o trabalhador exerça ocupação principal ou resida há mais de um ano (incluídos os municípios vizinhos ou da mesma região metropolitana).

Outra regra é que o trabalhador não pode ser proprietário de imóvel no local onde exerça ocupação principal, nem ser detentor de financiamento ativo do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) em qualquer parte do território nacional, na data de aquisição. O imóvel e a cota de consórcio devem estar em nome do trabalhador titular da conta vinculada.

Além disso, o imóvel tem que ser residencial urbano e deve ter sido adquirido com os recursos da carta de crédito do consórcio. O valor avaliado para o bem, na data da aquisição, deve respeitar o limite estipulado pelo SFH, atualmente de R$ 500 mil reais.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), mais de 65 mil consorciados foram contemplados em 2009. No primeiro mês de 2010, esse número chegou a 5,2 mil.

A Caixa disponibiliza um manual com informações sobre o uso do FGTS para a compra de imóveis.

fonte: Jornal Correio do Brasil

Marcio Souza recebe a visita da ADVA

A Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Gravataí e Grande Porto Alegre – ADVA visitou o vereador Marcio Souza, na tarde de quinta-feira, 18/03, para formalizar o convite do Almoço Beneficente que arrecadará fundos para construção da sede da associação. Na visita, o vereador Marcio Souza, colocou a disposição seu gabinete para auxiliar principalmente no que diz respeito às questões burocráticas e de organização da entidade.
O Almoço Beneficente está programado para o dia 18 de abril de 2010, na Associação dos Moradores da COHAB A, rua jaguaruna, 160 – pda 68, às 12 horas e o valor é R$ 12,00. Os interessados em participar e colaborar com a construção da sede da ADVA deve entrar em contato com a Presidenta Andréa Fernanda Jesus Linck, pelo fone: 8526.8782, e-mail: advagravatai@hotmail.com.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Concursos com inscrições abertas somam 203 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade.
Só o IBGE oferece 191.972 vagas para recenseador.


Pelo menos 62 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (15) e totalizam 203.080 vagas para todos os níveis de escolaridade. Desse total, 191.972 vagas são para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Confira os editais no site:
http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1527285-9654,00-CONCURSOS+COM+INSCRICOES+ABERTAS+SOMAM+MIL+VAGAS.html

quinta-feira, 11 de março de 2010

Câmara aprova emenda que divide royalties para Fundos de Participação


Proposta aumenta montante a estados e municípios não produtores.



Projeto trata da mudança de modelo do pré-sal e segue para o Senado.
Plenário da Câmara nesta quarta-feira (10) durante a votação da emenda que redistribui recursos dos royalties do pré-sal (Foto: Rodolfo Stuckert/Agência Câmara)
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) uma emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo, mesmo fora do pré-sal. A polêmica emenda de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) redistribui os recursos que não são destinados diretamente à União entre todos os estados e municípios de acordo com critérios dos fundos de participação. A emenda foi aprovada por 369 votos a favor e 72 contra. Houve ainda duas abstenções.
Com a emenda, o estado do Rio de Janeiro e seus municípios são os maiores prejudicados pela nova divisão de recursos. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), porém, afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará o texto, se ele for mantido pelo Senado.
A emenda faz parte do projeto que muda o marco regulatório para a exploração de petróleo na camada pré-sal alterando o modelo de concessão para partilha de produção, onde a União recebe diretamente parte da produção. O projeto segue agora para o Senado, para onde já foram enviados os outros três projetos que tratam do pré-sal.
Em 2009, o Vereador Marcio Souza propôs moção de apoio ao Projeto de Lei 5584/09, de autoria do Deputado Federal Fernando Marroni (PT-RS), com vistas a distribuição dos royalties do Petróleo entre todos os Municípios Brasileiros. “A importância da aprovação deste Projeto de Lei Federal, proporcionará um incremento significativo no Fundo de Participação dos Estados e Municípios, e certamente irá reforçar os caixas das Prefeituras e auxiliar na solução de problemas que afetam brasileiros de norte a sul do Brasil, portanto é justo que este recurso mineral deva ser usufruído por todos os Brasileiros. “Acredito na aprovação desta moção pelos Vereadores, uma vez que estaremos apoiando uma causa nobre na defesa dos interesses do nosso País e da nossa Gravataí”, afirmou Marcio Souza.

terça-feira, 9 de março de 2010

Sérgio Stasinski e Marcio Souza prestam homenagem a memória do Cantor Leonardo

Sérgio Stasinski, ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito de Gravataí, compareceu a Sessão da Câmara de Vereadores, na tarde de 3ª feira, (09/03), para prestar solidariedade a “moção de pesar pela morte do cantor nativista Leonardo”, proposta pelo Vereador Marcio Souza.
O Cantor Leonardo, autor da música Céu, Sol, Sul, Terra e Cor tinha um carinho especial pela cidade, tanto, que compôs uma música em homenagem a Gravataí e sempre que possível, estava presente nas atividades culturais da cidade. Sérgio Stasinski que em sua gestão foi um grande incentivador da Cultura e das Tradições Gaúchas, fez questão de prestigiar a sessão, para prestar também sua homenagem à memória do artista.
O músico estava internado desde a segunda-feira passada, sofreu uma parada cardíaca na quinta-feira após uma hemodiálise e morreu. Leonardo foi sepultado em Viamão no final da tarde de domingo.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Moção de Pesar por Leonardo.


O Vereador Marcio Souza, protocolou nesta segunda-feira, um pedido de MOÇÃO DE PESAR, pela morte do cantor nativista Jader Moreci Teixeira, conhecido como LEONARDO, falecido neste sábado e sepultado em Viamão, no final da tarde de domingo.
O músico estava internado desde a segunda-feira passada, quando teve pressão baixa. Ele também apresentava problemas renais. Leonardo, que é o autor da música Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, além de outras conhecidas do nosso povo, sofreu uma parada cardíaca na quinta-feira após uma hemodiálise. A moção vai para votação na Sessão Ordinária do dia 09/03, terça-feira. A referida moção encontra justificativa não só pelo inquestionável talento e a bela trajetória deste Artista Gaúcho, mas também pelo carinho manifestado através da música composta em homenagem a Gravataí e sempre que possível, estava presente nas atividades culturais da cidade. O Rio Grande do Sul perde um artista, um amigo e acima de tudo um cidadão que honrou sua Pátria!

Trabalho de assessoria às entidades comunitárias, do gabinete do Vereador Marcio Souza, chega a Canoas.



Karatecas de Canoas buscaram apoio e orientação de como organizar uma associação, do ponto de vista legal, no gabinete do Vereador Marcio Souza. Sendo que a partir deste suporte foi fundada a ASSOCIAÇÃO ISS-HOQAI DE KARATE-DO TRADICIONAL SHOTOKAN - “Iss-Hoqai” que encontra-se em fase de registro em Canoas, tendo o Sr. Anderson Marcelo Andrade Martins, como presidente e a Direção Técnica ficou a cargo do Professor Jorge Rodrigues de Matos, faixa preta, 3º DAN.

Homenagem ao Dia internacional da Mulher

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Vereador Marcio Souza

terça-feira, 2 de março de 2010

Campanha contra H1N1 deve vacinar 90 milhões de brasileiros.


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira que 90 milhões de brasileiros deverão ser vacinados contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – em dois meses. – Esta será a maior campanha do mundo. Estou confiante de que faremos a diferença este ano – disse.Além disso, Temporão afirmou que os ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia trabalham em busca de uma vacina contra a dengue. – É um longo caminho porque é uma doença complexa. [Mas], em 5 anos poderemos ter uma vacina – afirmou.A Campanha de Vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – começa dia 8 de março. – Vamos vacinar primeiro as crianças saudáveis, mulheres grávidas e portadores de doenças crônicas – disse durante o seminário complexo industrial da saúde em São Paulo. A vacinação termina no dia 21 de maio. Serão imunizados profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos, adultos de 30 a 39 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias. (Redação, com ABr - de Brasília)

Veja acima, cronograma do Ministério da Saúde. Maiores informações no site:

Câmara destinará resíduos para associação de recicladores

Associação dos Recicladores do Bairro Santa Tecla receberá o lixo seco do Legislativo Municipal

A Câmara de Vereadores de Gravataí passará a destinar seu lixo seco à Associação dos Recicladores do Bairro Santa Tecla. Conforme a presidenta do Legislativo, vereadora Anabel Lorenzi (PSB), a ideia é destinar corretamente os resíduos e colaborar na geração de trabalho e renda no município.

A presidenta da Câmara conheceu na última semana o local de trabalho da Associação, no galpão de reciclagem do Aterro Sanitário Santa Tecla, e recebeu o pedido oficial da entidade. A instituição envolve cerca de 20 famílias daquela região na separação e reciclagem de lixo. O departamento jurídico da Câmara está elaborando convênio para firmar a parceria e iniciar em breve a coleta.

Gabinete do Vereador Marcio Souza aderirá à coleta

"Parabenizo a iniciativa da Presidenta, são ações iguais a esta que demonstram a seriedade e o quanto esta casa pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs desta cidade. São pais e mães de familia, trabalhadores e trabalhadoras que honestamente tiram seu sustento na preservação do meio ambiente. Em nosso gabinete, já utilizamos a reciclagem de materiais e com certeza estaremos destinando os resíduos produzidos no dia-a-dia de nosso trabalho para contribuir com a renda destas famílias." afirmou Marcio Souza

segunda-feira, 1 de março de 2010

Diferença entre Serra e Dilma cai de 14 para quatro pontos

Petista cresce cinco pontos em todas as regiões do país

Faltando oito meses para as eleições nacionais de 2010, a diferença entre José Serra (PSDB), e a candidata do PT Dilma Rousseff cai 10 pontos em relação à pesquisa de dezembro de 2009, quando Serra mantinha-se 14 pontos à frente da principal adversária. É o que revela pesquisa do Datafolha com 2.623 brasileiros de 16 anos ou mais, realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2010. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Vale lembrar que nas situações investigadas com a apresentação dos nomes dos candidatos com cartão, o Datafolha manteve Aécio Neves, uma vez que ainda não foi definido oficialmente o nome do candidato do PSDB, não obstante o governador de Minas Gerais tenha anunciado desistência da disputa em 17 de dezembro de 2009.

No primeiro cenário observado, com o nome de Ciro Gomes pelo PSB, Serra obtém 32% ante 28% de Dilma, enquanto em dezembro essa diferença era de 37% para 23%, respectivamente, diminuindo a diferença de 14 para quatro pontos entre os dois. Já Ciro permanece estável (12%, ante 13% naquela ocasião), bem como a taxa dos que votariam em Marina (8% nas duas pesquisas), os que afirmam pretensão de anular ou votar em branco (idênticos 9%), e os indecisos (iguais 10% nos dois levantamentos).

O crescimento de Dilma e a diminuição da distância em relação a Serra podem ser analisados pelo desempenho dos dois candidatos por segmentos, considerando o primeiro cenário.

Entre os homens, por exemplo, a candidata do PT ganhou cinco pontos em relação a dezembro, enquanto Serra perdeu quatro, além de perder cinco pontos entre as mulheres. Já, nas faixas etárias mais jovens tanto quanto nas mais velhas, enquanto Dilma cresce, Serra perde força: o peessedebista perde três pontos tanto entre os que têm até 24 anos quanto entre os que têm entre 25 e 34 anos, ao passo que Dilma ganha sete pontos entre os primeiros, e quatro entre os últimos. O movimento se repete nas faixas etárias de 45 a 59 anos de idade (Serra perde nove, Dilma ganha quatro pontos), bem como entre os que têm 60 ou mais (Serra perde cinco, Dilma ganha sete pontos em relação a dezembro de 2009).

A análise pela escolaridade não muda: Serra perde cinco pontos entre os que têm até o ensino médio, enquanto Dilma ganha seis entre os menos escolarizados e cinco entre os que têm escolaridade média. Outros destaques são verificados entre os brasileiros que residem no interior, entre os quais Serra perde quatro pontos e Dilma ganha seis; entre os que vivem no Nordeste e no Norte e Centro-Oeste, regiões em que Serra perde seis pontos e a ministra ganha cinco.
Os únicos segmentos em que a petista não cresceu foram o dos mais escolarizados (manteve a mesma taxa do levantamento anterior), e o dos que têm maior renda familiar (onde caiu de 30% para 25%). Já Serra cresceu três e seis pontos, respectivamente, nesses dois segmentos.

No segundo cenário testado com o nome dos dois principais adversários, e sem o nome de Ciro Gomes pelo PSB, a vantagem de Serra sobre Dilma é ligeiramente maior: 38% ante 31%, mas vale notar que a distância entre os dois também era maior em dezembro, quando obtiveram 40% e 26% das citações, respectivamente. Marina, que teve 11% naquela ocasião, alcança 10% agora, os que declaram voto branco ou nulo somam 11% (igual ao anterior) e indecisos, 10%, ante 11% no final do ano passado.

Essa situação também revela mudança de desempenho dos candidatos nos segmentos. Embora Serra mantenha-se com percentual equivalente entre os mais jovens, Dilma sobe sete pontos entre os que têm até 24 anos de idade, e entre os que têm de 25 a 34 anos, Serra perde três pontos e Dilma ganha cinco. Novamente, as maiores variações são verificadas nas faixas etárias de 45 a 59 anos (menos sete pontos para o peessedebista, e mais sete para a petista), e de 60 anos ou mais (menos dois para Serra, mais sete para Dilma). Além disso, Serra oscila negativamente dois pontos entre os menos escolarizados, enquanto Dilma cresce cinco, e perde quatro entre os que fizeram até o ensino médio, enquanto a candidata ganha sete.

Dilma também cresce na terceira opção testada junto aos brasileiros, que inclui seu nome, o de Ciro, o de Marina, e Aécio pelo PSDB. Enquanto a candidata do PT tinha 26% da preferência contra 21% de citações para Ciro no levantamento anterior, os dois alcançam agora 30% e 21%, respectivamente, aumentando a distância para nove pontos. Aécio é mencionado por 13% (era 16% em dezembro), e Marina por 11%, mesmo percentual atingido naquela ocasião. Votariam em branco ou anulariam o voto diante desta hipótese 13%, enquanto 12% declaram não saber em quem votariam.

No quarto cenário investigado, ainda com o nome do governador de Minas Gerais mas sem o de Ciro pelo PSB, Dilma venceria com 34%, Aécio teria 18%, e Marina, 15%. As taxas são equivalentes às observadas em dezembro passado: 31%, 19% e 16%, na ordem. Declaram votar em branco ou nulo 18% e revelam-se indecisos 15%, as maiores taxas de ambos entre as situações estimuladas.
Entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, o percentual dos que não sabem apontar espontaneamente seu candidato à Presidência cresce de 47% para 58%, ao mesmo tempo em que diminuíram as menções espontâneas para Lula, que tinha 20% em dezembro e agora obtém 10%, mesmo não sendo mais elegível. Já Dilma Rousseff, candidata oficial do PT, também obtém 10%, ficando empatada com Serra, citado por 7%. Dessa forma, Dilma mantém mais que o dobro da preferência verificada há seis meses (3% em agosto de 2009), enquanto Serra mantém-se no mesmo patamar (8% na pesquisa de dezembro de 2009, e 6% na de agosto do ano passado).

Assim como observado na intenção de voto estimulada e espontânea para o primeiro turno, Dilma apresenta crescimento em todos os cenários de segundo turno testados.

No primeiro deles, enquanto Serra passa de 49% (em dezembro) para 45% agora, a candidata do PT sobe de 34% para 41%. Declaram intenção de votar branco ou nulo 8% (9% no levantamento anterior), e mostram-se indecisos 7% (8% antes).

O segundo cenário revela Serra com 49% da preferência (equivalente ao observado em dezembro, 51%), contra 31% da preferência por Ciro (28% há dois meses). Outros 13% se dizem dispostos a anular ou votar em branco e 8% não sabem dizer em quem votariam entre os dois candidatos, taxas equivalentes às da pesquisa anterior (12% e 9%).

Já, se Dilma e Ciro disputassem o segundo turno hoje, a ainda ministra da Casa Civil venceria com 46%, seis pontos a mais do que o obtido em dezembro de 2009, enquanto Ciro seria votado por 33%, ante 35% da pesquisa anterior. Votos brancos e nulos somam 13% (15% antes), e indecisos, 8% (10% em dezembro).

Em outras duas situações de segundo turno, com o nome de Aécio ainda incluso, o governador de Minas Gerais perderia, tanto para Dilma (de 48% da candidata contra 26% para seu nome), quanto diante de Ciro (45% do candidato do PSB contra 26%). Em relação a dezembro, a diferença entre Aécio e seus concorrentes aumenta. Na primeira situação, 16% declaram voto branco ou nulo e 10% revelam indecisão, percentuais que são de 18% e 11%, respectivamente, na hipótese de disputa entre Ciro e Aécio.


Aumenta rejeição a Serra

Atualmente, a rejeição a Serra é de 25%, ante 19% verificada há dois meses, em dezembro de 2009, enquanto a de Dilma permanece estável (dentro da margem de erro da pesquisa), variando de 21% anteriormente para 23% agora.

Ciro Gomes apresenta o mesmo movimento de Dilma, com rejeição equivalente mas variando para cima (18% para 21%), assim como Aécio (de 17% para 20%) e Marina Silva (17% em dezembro, 19% agora). É de 10% a parcela dos que afirmam que votariam em qualquer candidato, sem rejeição a nenhum nome (taxa era de 12% anteriormente), ao passo que soma 4% (3% antes) os que afirmam rejeitar todos e não votar em nenhum. Já os indecisos, entre dezembro e fevereiro, variam de 16% para 11%.

A rejeição a Dilma continua ligeiramente acima da média no Sudeste (27%), chega a 31% entre os que declaram renda entre cinco e dez salários mínimos e a 40% entre os que ganham acima disso, além de 33% entre os mais escolarizados e de 63% entre os simpatizantes do PSDB, segmento em que sua rejeição cresce de dezembro para cá (era 50%).

Serra, por sua vez, é ligeiramente mais rejeitado no Nordeste (28%), reduto eleitoral do PT, entre os mais escolarizados (30%, quase a mesma rejeição em relação a Dilma), entre os mais ricos (33%), além de ter 43% de rejeição entre os que preferem o PT.


96% conhecem Serra, 86% conhecem Dilma

José Serra e Ciro Gomes são os candidatos à Presidência mais conhecidos pelos brasileiros: 96% sabem que é Serra, e 92% conhecem Ciro. Desde a primeira investigação do Datafolha sobre o conhecimento sobre os candidatos, em março de 2009, os dois detém altas taxas de popularidade (Serra 95%, e Ciro 86% naquela ocasião).

Já Dilma Rousseff tornou-se mais conhecida ao longo do tempo: em março do ano passado, 53% afirmavam saber quem era a ministra, parcela que cresceu para 80% em dezembro passado e chega a 86% agora.

Aécio, com 78%, também cresceu (62% o conheciam há cerca de um ano); já Marina Silva é a menos conhecida: 56% sabem quem ela é hoje, percentual que era de 51% em dezembro de 2009.


42% escolheriam, com certeza, candidato apoiado por Lula

Além do crescimento geral de Dilma como candidata, entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, oscila positivamente quatro pontos percentuais a parcela dos que afirmam que o apoio do presidente Lula a algum candidato nas próximas eleições os levariam a escolher, com certeza, esse candidato: de 38% antes para 42% agora.

Permanece estável, por sua vez, o grupo dos que talvez votassem em um candidato apoiado por Lula (27% antes, 26% atualmente), bem como aqueles que, pelo contrário, acatariam o apoio de Lula a alguém como um motivo para não votar no candidato (21% e 22%, respectivamente). Deram outras respostas a essa questão 4% e não sabem se posicionar a respeito, 6%.

Passou de 52% para 59% a parcela dos que citam Dilma como a candidata apoiada por Lula à sua sucessão, enquanto as demais opiniões permanecem praticamente inalteradas: acham que Lula apóia Serra 4%, acreditam que Ciro é o candidato apoiado 2%, outros 2% acham que é Marina Silva, 1% supõem ser Aécio, e 32% não sabem dizer, grupo que diminui 4 pontos percentuais nesse período.

A taxa dos que não sabem quais candidatos fazem oposição a Lula é de 44%, idêntica à observada na pesquisa anterior. Para 43%, Serra é o candidato que faz oposição (eram 41% em dezembro), enquanto 15% acreditam que Aécio Neves se opõe a Lula, outros 14% citam Ciro Gomes, 12% Marina Silva, além de 2% que acreditam que Dilma faz oposição ao presidente.

Para a maioria dos brasileiros (66%), é indiferente o fato de um candidato fazer oposição ao presidente Lula; outros 24% admitem rejeitam um candidato que se oponha ao presidente, e 9% revelam-se dispostos a escolher um candidato que faça oposição a Lula. Não sabem tomam posição a respeito, 2%. As taxas são equivalentes às observadas em dezembro de 2009.

http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=944