segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lei anti-bullying ganha campanha que irá auxiliar comunidade escolar combater a violência

Para marcar um ano da aprovação da Lei Anti-bullying, em Gravataí, (04/05/2010) o Gabinete do Vereador Marcio Souza junto a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Gravataí, lança a Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”. A campanha tem como objetivo colocar em prática ações de prevenção, que irão auxiliar a rede de ensino, no combate a violência escolar, através da informação, do intercâmbio de experiências e do envolvimento e de mudança de atitudes.

Marcio Souza, que é o proponente da lei, observou que neste primeiro ano de existência da lei anti-bullying, pouco foi realizado em Gravataí, para implementar efetivamente programas específicos que combatam a violência nas escolas. Preocupado com esta morosidade e com o aumento de casos de violência, que tem se tornado rotina na vida de alunos, pais e professores e da grande banalização deste fenômeno que vive hoje nossa sociedade, o vereador resolveu colocar em prática ações para auxiliar a comunidade escolar, “- O bullying é uma prática antiga e um fenômeno mundial. Combatê-lo não é tarefa fácil, pois exige atenção, tempo, diálogo e o envolvimento de toda a sociedade. Infelizmente os seres humanos não são espontaneamente generosos, respeitosos e solidários, essas virtudes devem ser aprendidas e exercitadas dia-a-dia. Um dos papéis da escola é formar o sujeito social, é nesse espaço que se aprende um conjunto de valores para viver em coletividade de forma harmoniosa e democrática, muitas vezes diferentes daqueles de sua família. O desafio e a preocupação dos educadores é como identificar esta violência antes dela causar danos irreparáveis, já que na maioria das vezes vem mascarada de brincadeira, e após identificada, como combatê-la sem ter o suporte do poder público e o apoio e envolvimento da sociedade. Sem encarar de frente este problema todos nós estamos reféns deste mal.” Acrescentou Marcio Souza.

Para dar este suporte tão necessário a comunidade escolar a campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” propõe uma série de ações que incentivem e difundam a “Cultura da Paz”. Serão realizadas palestras, distribuição de forma gratuita de materiais informativos, como cartazes e folders e a massificação das informações através do blog ensinandopaz.blogspot.com. “– Estaremos disponibilizando também, neste primeiro momento, através de e-mail e da internet, uma cartilha ilustrada (em formato PDF), contendo informações que ajudarão a comunidade escolar no reconhecimento das práticas do bullying, bem como, de alternativas para combatê-lo, através da adoção de práticas sócio-culturais, do intercâmbio de informações e experiências, da adoção de estratégias de intervenção e prevenção contra a violência na escola e da ampla divulgação de comportamentos positivos. É uma cartilha completa, sua pesquisa foi realizada durante um ano, elaborada por minha equipe e foi toda ilustrada por um jovem aluno do ensino médio da Escola Adelaide Linck, Henrique da Rosa Quadros, de 17 anos, que contribuiu com a visão de quem presencia estas práticas diariamente. Acredito que a comunidade escolar irá se identificar e que a cartilha também servirá de suporte tanto para os alunos como para os professores no combate a este mal silencioso.” Concluiu Marcio Souza.

Professor Aloísio Pedersen junto a obra de alunos da Escola Padre Reús


O Lançamento da Campanha acontecerá dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min, e contará com palestra de apresentação do projeto, ministrada pelo Vereador Marcio Souza. Contará também com a presença do Professor Aloísio Pedersen que estará relatando a experiência exitosa da Escola Padre Reús – POA, que transformou as atitudes violentas em expressões artísticas e alcançou a mudança de comportamentos. A campanha também contará com a exposição Reflexos Releituras de Iberê Camargo, a partir do dia 16/05. Os agendamentos deverão ser feitos pelo fone 3484.8519 ou 3484.8569, com Lidiangêla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário