terça-feira, 5 de junho de 2012

HOJE É DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas há exatos 40 anos, durante a primeira conferência global a respeito de temas ambientais.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012 é : Economia Verde: Ela te inclui? 
A pergunta convida todos a avaliar como a tal conceito se encaixa na vida cotidiana, além de buscar avaliar se o desenvolvimento por meio de uma "economia verde" atende às necessidades individuais. 

O Brasil foi escolhido pela ONU como país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2012, a exemplo do que já ocorrera em 1992, mesmo ano da Rio-92 (Cúpula da Terra), realizada no Rio de Janeiro. Dessa vez, aproximadamente uma semana depois do WED 2012, o Brasil receberá governantes de todo o mundo para à Rio+20, que terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

Apesar de ser considerado hoje uma “potência ambiental” diante do mundo, em razão dos avanços nesse setor nos últimos anos, o país-sede do WED 2012 e da Rio+20 vive um dilema com a sua própria legislação sobre o tema. O Código Florestal Brasileiro aprovado na Câmara dos Deputados recebeu 12 vetos e 32 modificações da presidenta Dilma Rousseff, por meio de medida provisória (MP), e teve de retornar ao Congresso para apreciação mista (senadores e deputados) dos congressistas. O texto, como estava, anistiava desmatadores e reduzia áreas de preservação permanente (APP).

Publicado originalmente no site EcoD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário