quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A HISTÓRIA DO MENINO E O LOBO DA CORSAN EM GRAVATAÍ - VEREADOR MARCIO SOUZA PROPÕE MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁGUA

Sem acreditar mais nos anúncios de melhorias da Corsan para com o abastecimento de água em Gravataí, o vereador Marcio Souza compara a Companhia com a história do Lobo e o Menino, para quem não lembra, o menino que era muito mentiroso, sempre anunciava a chegada do lobo nos pastos das ovelhas sem que fosse verdade, até que um dia ninguém mais acreditou no menino, quando de fato, finalmente o lobo apareceu... 
Assim se referiu o vereador Marcio Souza na tribuna da sessão na Câmara de vereadores do dia 18/11.

Impaciente com a incompetência e as inúmeras promessas de melhorias não cumpridas pela Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, anunciadas em Audiências pelo ex-coordenador regional da Corsan, Tarcísio Zimmerman na Câmara de Vereadores em 2013, o vereador Marcio Souza propõe a municipalização do abastecimento de água e recebe apoio de muitos Vereadores.

Corsan diz fechar o saldo sempre negativo 

O vereador Marcio Souza informa que Gravataí está dentro dos 20% das Cidades do Rio Grande do Sul que dão lucro efetivo para a Corsan, e nem assim recebe o mínimo de atenção e investimento necessários para sanar o desabastecimento de água na Cidade.

Falta de Planejamento e Investimento 
Marcio brinca que a manchete da Empresa nos jornais da Cidade deveria ser - "Corsan trabalha para ampliar o desabastecimento de água em Gravataí". 

Nesta ultima falta de água, além dos bairros habituais faltou água no centro da cidade, e a empresa terceirizada que estava realizando obras na linha de abastecimento, demonstrou não ter capacidade para realizar os trabalhos, pois foi capaz de errar a direção onde seria feito a obra, levando canalização com tamanho diferente da tubulação reparada, deixando vários bairros da cidade sem água por cerca de três dias, demonstrando total falta de gestão, planejamento e respeito com a população.

Rios Gravataí e Sinos 
A situação se agrava frente informação estatística de que os rios que abastecem a Região Metropolitana (Gravataí e Dos Sinos) figuram entre os 5 mais poluídos do país. Se nada for feito agora, entre oito ou dez anos a crise será não sobre a capacidade de captação e volume de tratamento como é hoje, mas sobre a inexistência de água para captar e tratar.

Melhorias no Ecossistema do Rio Gravataí 
1. Fiscalização sobre a poluição industrial despejada in natura nos Rios sem qualquer tipo de tratamento;

2. Construção da Barragem no rio Gravataí, para quando houver estiagem o leito esteja sempre no nível apropriado para captação de água;

3. Recriar a sinuosidade natural do rio Gravataí em Cachoeirinha, que em época de escassez represava a água, o que foi eliminado nos meados dos anos 60 para tornar o rio navegável.

Governo Federal
O Vereador destaca também, a falta de uma atitude enérgica do Governo Federal para com o desmatamento da Amazônia que nos últimos 2 meses, em relação ao ano passado, quadruplicou a devastação de sua vegetação, assim desumidificando o ambiente, gerando em várias partes do pais, como em São Paulo a escassez de chuvas e a falta de água.

Partido Verde 
Como Presidente Estadual do PV/RS, o vereador Marcio Souza, informou que o Partido Verde só irá compor com governos, tanto em âmbito estadual como municipal, se estes tiverem interessados em executar ativamente a preservação do meio ambiente e combater a crise da água.

O Partido Verde - RS irá apresentar um projeto, para o governo do estado e para o município de Gravataí chamado "Selo Verde", que autentica a administração pública que realizar uma serie de ações que preservem o meio ambiente e que garanta a recuperação dos nossos recursos hídricos, com 28 medidas de preservação do meio ambiente, e entre elas, o aumento da cobertura florestal, preservação dos recursos hídricos, tratamento de esgoto, transporte fluvial e o reflorestamento das matas ciliares bem como a preservação das nascentes, para que possamos então, com o "Selo Verde", trazermos qualidade de vida e sobre tudo atrairmos turistas, tendo a divulgação do “Estado Verde” do RS, como atrativo, gerando recursos para o investimento em áreas importantes.

Ainda este mês e no inicio de dezembro, o vereador Marcio Souza estará em Minas Gerais para participar do V Congresso de Gestão Ambiental e na Câmara Federal em Audiência Pública sobre a Crise da Água no Brasil, para aprimorar o conhecimento e orientação para procedimentos necessários, buscando recursos para adequar as necessidades de nosso Município aos novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário