quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL ALERTA HOMENS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PRÓSTATA

Fonte: novembroazul.com.br / globo.com
Agora entramos no Novembro Azul, o mês da prevenção do câncer de próstata, uma glândula exclusiva do gênero masculino. O principal exame para detecção da doença é o famoso exame do toque retal, que afugenta grande maioria dos homens.

Segundo dados Instituto Lada a Lado Pela Vida, mais de 12 mil brasileiros podem morrer em 2014 em decorrência do câncer de próstata, para alertar quanto à gravidade da doença e a necessidade do rastreamento precoce da doença. Contudo, esse tema envolve questões delicadas no imaginário de muitos homens, que se deixam levar pelo preconceito criado em torno do exame de toque.

Especialistas apontam que é necessário, sim, fazer o exame para detectar o problema desde o início. Quando isso acontece, as chances de cura são muito maiores, cerca de 90%. O exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade, faixa etária em que começa a aumentar a incidência da doença.

Agora, se há histórico de outros casos na família ou sintomas como dificuldade de urinar ou dores, não perca tempo! Procure um urologista para fazer o exame de toque, podem ainda ser solicitados outros exames: o exame de sangue para dosar o PSA (antígeno prostático específico) ou uma biópsia guiada por ultrassom transretal.

O que é a próstata?
É uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa de 25 a 30 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função é produzir 70% do esperma. 

Fatores de risco 
  • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos). 
  • Histórico familiar. 
  • Raça (maior incidência entre os negros). 
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos. 
  • Sedentarismo. 

Tratamentos
O tratamento depende do estágio do câncer de próstata e das características de cada paciente. As opções mais comuns são: Vigilância ativa
Cirurgia
Radioterapia Terapia hormonal Quimioterapia
Ultrassom concentrado de alta intensidade

Atividade Física
Várias pesquisas demonstraram diferenças nos homens ativos quando comparados comsedentários no aparecimento e cura desse problema. Chegou a 30% a porcentagem dediminuição de morte pelo câncer em indivíduos ativos. Mesmo as pesquisas em animais demonstraram que o exercício físico regular diminuiu o crescimento de tumores digestivos e outros, estabelecendo um verdadeiro efeito protetor contra vários tipos de câncer. Outra boa noticia é que aHiperplasia Benigna da Próstata teve quase 60% a menos de chance de ocorrer nos indivíduos mais ativos fisicamente antes dos 65 anos, isso passando a acontecer só com mais idade.

Segundo Stacey Kenfield grande pesquisador da Universidade de Harvard e do Centro de Pesquisas do Hopsital Brigham and Women’s Hospital, ambos de Boston, os portadores de câncer de próstata, depois de serem diagnosticados, ao fazerem no mínimo 15 minutos diários de exercícios aeróbicos moderados, como caminhadas, corridas e ciclismo, tiveram mudança positiva na qualidade de vida. Funcionou como verdadeira química antidepressiva, comum nesses casos. Mais tempo de atividades físicas e mais intensas, como no trote, isto é mais de três horas por semana, foi importante na prevenção desse tipo de câncer, como também na saúde em geral, como já sabemos.

Mais detalhes em: novembroazul.com.br


Não seja vítima do preconceito, Faça o exame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário