quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PRESIDENTA DILMA SANCIONA LEI QUE OBRIGA SUS A REALIZAR EXAME DE CÂNCER DE PROSTATA

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.045, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames para a detecção precoce do câncer de próstata sempre que, a critério médico, o procedimento for considerado necessário.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo.

Especialistas apontam que é necessário, sim, fazer o exame para detectar o problema desde o início. Quando isso acontece, as chances de cura são muito maiores, cerca de 90%. O exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade, faixa etária em que começa a aumentar a incidência da doença.

Agora, se há histórico de outros casos na família ou sintomas como dificuldade de urinar ou dores, não perca tempo! Procure um urologista para fazer o exame de toque, podem ainda ser solicitados outros exames: o exame de sangue para dosar o PSA (antígeno prostático específico) ou uma biópsia guiada por ultrassom transretal.

O que é a próstata?
É uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa de 25 a 30 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função é produzir 70% do esperma. 

Fatores de risco 
  • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos). 
  • Histórico familiar. 
  • Raça (maior incidência entre os negros). 
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos. 
  • Sedentarismo. 

Tratamentos
O tratamento depende do estágio do câncer de próstata e das características de cada paciente. As opções mais comuns são: Vigilância ativa
Cirurgia
Radioterapia Terapia hormonal Quimioterapia
Ultrassom concentrado de alta intensidade

Atividade Física
Várias pesquisas demonstraram diferenças nos homens ativos quando comparados comsedentários no aparecimento e cura desse problema. Chegou a 30% a porcentagem dediminuição de morte pelo câncer em indivíduos ativos. Mesmo as pesquisas em animais demonstraram que o exercício físico regular diminuiu o crescimento de tumores digestivos e outros, estabelecendo um verdadeiro efeito protetor contra vários tipos de câncer. Outra boa noticia é que aHiperplasia Benigna da Próstata teve quase 60% a menos de chance de ocorrer nos indivíduos mais ativos fisicamente antes dos 65 anos, isso passando a acontecer só com mais idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário