domingo, 22 de março de 2015

ÁGUA, SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR

Água é vida, e o seu volume no planeta ainda é estável. Sabe-se que 97,5% de toda água na Terra é salgada, e está nos mares e oceanos, apenas 2,5% é doce. Desta parcela, 1,72% está congelada nos polos Sul e Norte e geleiras no alto de montanhas e 0,75% são águas subterrâneas. Faz parte da constituição das plantas e animais, 0,02%, restando apenas 0,01% de toda água do planeta disponível em rios, lagos e represas.

Mesmo onde existe em abundância, a água pode se tornar escassa para os seus múltiplos usos, em virtude do desperdício, da poluição, da degradação ambiental e das mudanças climáticas, provocadas pelas atividades humanas.


No Brasil, o grande vilão do desperdício vem das Companhias fornecedoras de água, pela perda de 40% da água tratada no país. As causas deste desperdício são vazamentos em tubulações velhas e corroídas. Em Gravataí, onde fui o proponente da CPI da falta de água na Cidade, que serviu para normalizar significativamente o abastecimento, ainda sofre com inúmeros vazamentos,onde atuo como fiscalizador solicitando providencias diretamente a Corsan para os devidos reparos. 

Mas não podemos esquecer que nossos hábitos, também influenciam  significativamente para a escassez deste recurso tão importante para nossas vidas. Abaixo, veja algumas dicas para economizar água:




Nenhum comentário:

Postar um comentário