sexta-feira, 27 de março de 2015

VACINAÇÃO CONTRA O HPV INICIA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a campanha de vacinação contra o HPV em todas as escolas do Município, a partir do dia 26 deste mês. A campanha iniciada em 11 de março, com o apoio da Secretário Municipal de Educação, quer atingir a meta de imunizar 6.725 meninas de 9 a 11 anos de idade.

Também serão vacinadas meninas de 12 a 14 anos de idade que já receberam a 1ª dose e que não foram vacinadas com a 2ª dose em 2014.

HPV

O Human Papiloma Virus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.

Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.


Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário